A Empresa Pública de Transporte e Circulação informou o início da implantação da sinalização viária do novo trecho de ciclovia e faixa exclusiva na Avenida Goethe, junto ao Parque Moinhos de Vento (Parcão).
Após sugestão do prefeito Nelson Marchezan Júnior, o projeto de priorização do transporte público coletivo da Prefeitura de Porto Alegre irá privilegiar também a mobilidade ativa com a instalação de novas travessias semaforizadas de pedestres, ciclovias ou ciclofaixas e urbanismo tático.
A intenção é valorizar o espaço e a segurança de pedestres e ciclistas. “Nosso objetivo é dar condições e qualificar a mobilidade para todos os usuários, com segurança e infraestrutura adequada para os diferentes modais”, explica o prefeito.
O projeto de priorização do transporte coletivo vai implantar mais 22 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus em 16 novos trechos da capital gaúcha.
No trecho entre a Rua Mostardeiro e a Avenida 24 de Outubro, junto ao Parcão, serão implantados 400 metros de faixa exclusiva, no sentido Norte da Avenida Goethe, e uma ciclovia unidirecional em cada lado da via, até o início da Rua Doutor Timóteo, próximo à Rua Doutor Poty Medeiros, onde será instalada uma nova travessia de pedestres que vai atender a parada de ônibus.
A partir deste ponto, a ciclovia será bidirecional até a Avenida 24 de Outubro, em uma extensão do eixo de ligação Centro-Norte da ciclovia Mariante-Goethe.
A faixa que prioriza o ônibus neste trecho vai beneficiar 62 mil passageiros por dia, que utilizam oito linhas de ônibus. A medida irá permitir uma redução média de dois minutos no tempo de viagem neste trecho da Avenida Goethe, dos atuais três minutos, o que representa 67% de redução no tempo de viagem entre a Rua Mostardeiro e a Avenida 24 de Outubro.
Segurança do pedestre
Todos os 16 novos trechos onde será implantada a prioridade do transporte coletivo receberão melhorias com atenção à segurança do pedestre, como no trecho da Rua Mostardeiro, em frente ao Hospital Fêmina, onde também foi implantada outra nova travessia semaforizada, que atende a parada de ônibus.
A medida visa a minimizar os riscos de acidentes, dar mais agilidade nas viagens, diminuir o tempo de deslocamento dos usuários e atrair novos passageiros. Em grande parte destes trechos será priorizado também o espaço para os ciclistas, com mais três quilômetros de complementação de trechos cicloviários.
“Priorizar o sistema de transporte coletivo público e a mobilidade ativa em todas as cidades desenvolvidas do mundo são sinais de civilidade e progresso. E tornar o transporte público atrativo para estimular sua preferência em relação ao automóvel reduz congestionamentos e garante menos emissão de poluentes”, destaca o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Fábio Berwanger Juliano.
A Divisão de Conservação de Vias Urbanas tem atuado em diversas frentes para requalificação asfáltica de trechos que receberão as faixas exclusivas e novas ciclovias. Entre os locais que já receberam intervenções estão as vias Independência, Mostardeiro, Goethe, Mauá, Loureiro da Silva (sentido Túnel), Paulo Gama e Luiz Englert.
Locais que receberão faixas exclusivas
Avenida Independência, Rua Mostardeiro, Avenida Goethe, Rua da Conceição (dois sentidos), Avenida Mauá, Avenida João Goulart, Rua Loureiro da Silva (sentido Túnel), Rua Paulo Gama, Rua Luiz Englert, Avenida Siqueira Campos, Avenida Ipiranga trecho 2 e 3, Avenida Silva Só, Avenida Azenha, Avenida 24 de Outubro e Avenida Plínio Brasil Milano.
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