Passo Fundo: Trabalhadores da Coleurb entram em greve

1042
Santa Maria Coleurb
Foto: Paulo Gustavo
Publicidade

Os trabalhadores da Coleurb, em Passo Fundo, entraram em greve na manhã desta quinta-feira, 26 de maio de 2022.

Informação apurada pela “Rádio Uirapuru” dá conta que os trabalhadores não aceitaram a proposta de reajuste salarial da empresa. A decisão foi tomada em assembleia da categoria. Foram 179 votantes, destes 123 não aceitaram a proposta e 56 aceitaram.

Por ser um serviço essencial à população, uma frota mínima de ônibus deve circular na cidade. A greve estava marcada para acontecer na última segunda, 23 de maio, porém os trabalhadores suspenderam a paralisação até quarta, 25 de maio, em função da reunião entre o sindicato e a Coleurb.

Publicidade

Na reunião, a empresa fez uma proposta de reajuste salarial de 7%, parcelado em 4 vezes, aumento do vale-alimentação para R$ 600, bônus posterior de R$ 100 no vale-alimentação e reajuste salarial de 3,8% após o fim do parcelamento do reajuste de 7%.

Coleurb

Leia abaixo na íntegra a nota da Coleurb enviada à “Rádio Uirapuru”:

“A Coleurb e o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo (Sindiurb) reuniram-se para tratar da negociação coletiva nesta quarta-feira (25/05) entre 10h30 e 15h, quando a empresa apresentou proposta econômica aos trabalhadores. Embora tenha reiterado que segue operando em prejuízo no ano de 2022, apesar do reajuste de tarifa, e que possui déficit acumulado desde o início de 2020, a proposta foi elaborada com a expectativa de que o aceite evite a paralisação das atividades, prejudicando todos os envolvidos, a população, em primeiro lugar, e os próprios trabalhadores e a empresa.

A proposta inicialmente apresentada foi objeto de rejeição e ponderações do Sindicato, razão pela qual a Coleub aceitou realizar um último esforço para a construção de novo ponto de partida em mesa de negociação, tudo para tentar evitar impasse e paralisação das atividades. A proposta deverá ser levada à assembleia dos trabalhadores, programada para esta quinta-feira, 26/05.

A Coleurb espera que esta solução seja aceita pelos colaboradores e, assim, seja viabilizada a continuidade do atendimento do serviço à população, bem como a manutenção dos postos de trabalho e pagamento dos salários em dia.

Serviço à população

A Coleurb informa, ainda, que a saída dos ônibus da garagem, nesta quinta-feira (26/05), pode atrasar em virtude da realização de assembleia convocada pelo Sindiurb. A primeira chamada está programada para começar às 5h15, e a segunda, para as 5h45.”

Leia também

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui