O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou em entrevista à GloboNews nesta segunda-feira (6) que há expectativa para a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, até sexta-feira (10). O terminal foi fechado por tempo indeterminado na última sexta-feira (3) devido às fortes chuvas que afetam o estado há uma semana.
Costa Filho explicou que as autoridades estão aguardando a diminuição do nível das águas para iniciar os trabalhos de limpeza e avaliar as condições necessárias para a reabertura segura do aeroporto. Salas de situação tanto na capital do Rio Grande do Sul quanto em Brasília estão monitorando de perto o avanço das águas, especialmente considerando que 336 municípios tiveram sua situação de calamidade pública reconhecida.
Até a manhã desta segunda-feira, a Defesa Civil registrava 78 mortos e 105 desaparecidos como resultado das inundações e deslizamentos de terra causados pelas chuvas intensas.
Além disso, o ministro está em contato com as companhias aéreas para coordenar a possibilidade de deslocar os voos para outros aeroportos do estado, como Santo Ângelo, Passo Fundo, Caxias do Sul e Pelotas, visando minimizar os cancelamentos e garantir o fluxo de passageiros.
O Rio Grande do Sul possui ao todo 12 aeroportos, e a redistribuição dos voos para essas outras localidades pode ajudar a mitigar os impactos das condições adversas no Salgado Filho.