Transporte coletivo tem incremento de mais de 3.600 viagens em 2022

225
Publicidade

O ano de 2022 representou uma retomada para o transporte público da capital. Durante a pandemia, a oferta e demanda chegaram a cair em quase 70% em relação a 2019, e o ano passado representou um grande avanço para o serviço. Entre janeiro e dezembro houve um incremento de 3.618 viagens na oferta e 24 linhas ativadas em dias úteis, 11 aos sábados e 19 aos domingos, chegando a 70% em relação a 2019. 

“A partir do lançamento do programa Mais Transporte houve uma aceleração em relação à ampliação de oferta com o foco em atender bem o usuário. A partir de abril, foram 3.369 novos horários, muitos deles a partir do diálogo com as comunidades e da análise técnica de nossas equipes que estão constantemente avaliando oferta e demanda para melhorar o serviço”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

O secretário reforça ainda que a evolução na oferta acompanha também a demanda de passageiros. “Em março tínhamos 13 milhões de usuários por mês utilizando o transporte. A partir de todo o esforço que o governo do prefeito Sebastião Melo fez para melhorar o serviço no final do ano, já registramos 14 milhões”, afirma Castro Júnior. Além do incremento da oferta, as empresas adquiriram novos ônibus para qualificar a frota. São 100 novos veículos colocados à disposição da população. 

Publicidade

Infraestrutura

A partir do Mais Transporte iniciou-se a instalação dos novos abrigos de ônibus, fruto de uma parceria com a iniciativa privada e sem custo para o município. Em 2022 foram instalados mais de 100 novos abrigos, os quais possuem vidro, cobertura, bancos, tomadas USB, piso podotátil, iluminação artificial por LED e informação sobre as linhas. Na concessão estão previstos 75 abrigos sustentáveis, 180 abrigos com painel de próxima chegada e 100 câmeras de segurança. A contrapartida do município para a instalação das novas estruturas é a autorização para que a concessionária faça a instalação de painéis próximo aos abrigos para a exploração publicitária. “Essa parceria é de fundamental importância para a melhoria dos pontos de embarque e desembarque”, reforça o titular da pasta. 

Nos principais terminais de ônibus iniciou-se um processo de revitalização dos espaços. Em 2022, os terminais Princesa Isabel e Antônio de Carvalho foram reformados. O contrato assinado ainda prevê que passem por melhorias o Nilo Wulf, na Restinga, o Parobé, no Centro, Triângulo,  Utzig (Dom Pedro II x Benjamim Constant), Jayme Caetano Braun (Carlos Gomes x Nilo Peçanha) e Mendes Ribeiro (Carlos Gomes x Protásio Alves).

“Estamos fazendo todos os esforços para que as pessoas voltem a utilizar o transporte público e esse verdadeiro banho de loja que estamos promovendo nos terminais vem ao encontro desse objetivo. Tão importante quanto melhorar a oferta é qualificar os espaços que recebem os passageiros”, comenta o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres. 

Para esses locais estão previstas lavagem e pintura de edificações, manutenção de telhas, consertos na cobertura, pilares e edificações, banheiros e salas administrativas, iluminação, hidráulica, drenagem e esgotos, plataformas, telas de fechamento e demais serviços simples de engenharia. 

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui