Porto Alegre registra recorde de desembarques internacionais após a pandemia

351
Foto: Rodger Timm/PMPA
Publicidade

Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) revelou que o mês de junho deste ano marcou um marco importante para a mobilidade urbana e o turismo em Porto Alegre.

Com quase 18 mil turistas desembarcando no Aeroporto Internacional Salgado Filho, a cidade alcançou o maior número de desembarques internacionais desde o início da pandemia de Covid-19 e a subsequente adoção de medidas de lockdown em março de 2020.

Desde o início de 2023, o número total de passageiros estrangeiros chegando à cidade ultrapassou 82.965, representando um aumento notável de 66% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Publicidade

A titular da SMDET, Júlia Evangelista Tavares, ressaltou que Porto Alegre está recuperando seu movimento turístico pré-pandemia, fortalecendo seus atrativos e serviços, incluindo destaque nacional em hotelaria, gastronomia e eventos populares.

Os dados sobre chegadas foram coletados a partir do Painel de Turismo, desenvolvido pela equipe econômica da SMDET, com base em informações da Fraport.

Além das estatísticas de chegada, o painel fornece informações sobre a ocupação hoteleira, o perfil dos trabalhadores e a localização de estabelecimentos como hotéis, bares e restaurantes.

Rodrigo de Assis, economista responsável pelos estudos, destacou que essa tendência de fluxo turístico crescente está contribuindo para a revitalização da atividade econômica na cidade.

Uma contribuição significativa para essa tendência é a expansão dos voos internacionais, como os anunciados pela Azul Viagens.

Com 19 voos semanais para o Aeroporto Internacional Salgado Filho, a companhia aérea espera atender uma estimativa de 20 mil passageiros até o final do ano.

Essa expansão inclui rotas partindo de várias cidades do Brasil, visando a aproveitar os atrativos de Porto Alegre e incentivar os turistas a estenderem sua estadia para desfrutar de tudo o que a cidade tem a oferecer.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui