Com a chegada do mês de julho, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul alerta os proprietários de veículos com placa de final 9 e 0 para o vencimento do licenciamento 2018. O documento 2019 passa a ser exigido para esses veículos a partir do dia 1º de agosto.
O proprietário deve quitar, além do IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores), o seguro obrigatório (DPVAT – Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), a taxa de expedição do CRLV (Certificado de Registro e de Licenciamento do Veículo) e multas vencidas, se houver.
Caso tenha pago o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores e ainda não tenha recebido o documento, o proprietário deve verificar junto ao Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul se quitou todos os itens do licenciamento ou se há algum processo pendente.
É possível consultar a situação do veículo e do envio do documento no site do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul, no link IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) e Licenciamento 2019, basta informar a placa e o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).
Embora o prazo para o pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores de todos os veículos tenha vencido em abril, a validade do licenciamento 2018 varia conforme o número final da placa.
Para as placas de final 1, 2 e 3, o prazo expirou em 30 de abril e para as placas de final 4, 5 e 6, em 31 de maio. Já os prazos dos veículos de final 7 e 8 venceram em 30 de junho. Em todos esses casos o documento de 2019 é obrigatório.
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul alerta, ainda, que dirigir veículo com licenciamento vencido é infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além de remoção do veículo a depósito, até a regularização.
Para mais informações e dúvidas, o contato pode ser através do Fale Conosco do site oficial, ou do Disque Detran 0800 905 5555.
Aviso pelo celular
O proprietário de veículo pode ser avisado por e-mail ou mensagem de celular quando o documento for emitido.
Basta cadastrar-se na Central de Serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul. O cadastro é feito pelo site do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul ou baixando o aplicativo para iOS ou Android.