Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul divulga calendário de licenciamento de veículos para 2020

47
Licenciamento 2020
Foto: Divulgação/Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul
Publicidade

O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul publicou nesta segunda-feira, dia 16 de dezembro, no Diário Oficial, o calendário de licenciamento de veículos 2020. A Portaria 563 de 2019 estabelece as datas limite para transitar com o documento de 2019.

Assim como nos últimos anos, com a antecipação, as datas do pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) não coincidem com o calendário de licenciamento do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul.

Os prazos para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vão até 30 de dezembro com desconto integral, ou até abril de 2020, quando vencem todos os prazos.

Publicidade

Já a validade do licenciamento tem prazo mais longo, variando conforme o último dígito da placa:

– 30 de abril para finais 1, 2 e 3;
– 31 de maio para finais 4, 5 e 6;
– 30 de junho para finais 7 e 8;
– 31 de julho para finais 9 e 0.

Essa diferença nos calendários permite prever o tempo de espera para receber o novo documento.

O licenciamento do veículo é composto por Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), eventuais multas vencidas e taxa de expedição, recolhida pelo Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul para cobrir os custos de armazenamento e processamento de dados, além da entrega do documento.

Somente após a quitação desses valores o veículo estará licenciado para o exercício 2020 e será emitido o novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Não haverá cobrança do seguro DPVAT (Danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre) pela Seguradora Líder em 2020, devido à decisão do governo federal que extinguiu a exigência.

Pagamento do IPVA

O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), imposto estadual recolhido pela Secretaria da Fazenda, estará disponível para pagamento a partir do dia 17 de dezembro.

Além dos descontos por antecipação de pagamento, serão consideradas as vantagens do Bom Motorista e do Bom Cidadão. Para saber mais sobre os descontos, acesse o site do IPVA.

“Por isso, é importante estar atento. Quem paga somente o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores ainda não está licenciado. O novo documento só será emitido após o pagamento de todos os encargos”, explica o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul, Ênio Bacci.

Os valores que compõem o licenciamento podem ser consultados no site do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul.

Entrega do documento

Após pagar o licenciamento, que inclui o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores, taxa de expedição e eventuais multas vencidas, o proprietário do veículo pode acompanhar o prazo de entrega do documento na Central de Serviços do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul.

Lá consta a data da emissão e o intervalo com a previsão de entrega (cerca de 15 dias). Passado esse período, caso o documento não tenha sido recebido, o proprietário pode notificar o problema diretamente na Central, em um prazo de 15 dias após a previsão da entrega.

Documentos eletrônicos

Ao mesmo tempo, expande-se rapidamente o uso do CRLVe (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), a versão eletrônica do documento do veículo, que tem a mesma validade do físico.

Cerca de um mês após seu lançamento, mais de 50 mil gaúchos já adotaram essa forma simples e segura de estar com o licenciamento sempre à mão, no celular ou tablet.

Para quem já tem a Carteira Nacional de Habilitação Digital baixada em seu celular, basta acessar o aplicativo, e o licenciamento do veículo estará disponível.

Quando forem pagas as taxas do novo licenciamento, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) será atualizado no aplicativo, antes mesmo da entrega do documento em papel.

Quem ainda não tem Carteira Nacional de Habilitação Digital, mas conta com uma carteira de habilitação que dispõe de QR Code, pode baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito gratuitamente, nas lojas da Play Store e Apple Store, para contar com Carteira Nacional de Habilitação e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônicos.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui