O novo modelo de transporte coletivo em Pelotas, que renovou a frota e modernizou o sistema, completa três anos em funcionamento na quarta-feira, dia 31 de julho.
Neste período, o consórcio implementado pela Prefeitura de Pelotas vem facilitando a vida dos passageiros e coleciona números impressionantes: são 50 linhas, 222 veículos, 3.695 viagens por dia e mais de 2,45 milhões de passageiros no mês de junho.
A licitação, que criou o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas, trouxe o Município para o centro das discussões. O Poder Público tem papel de órgão fiscalizador, avaliando todas as decisões que impactam mais de 100 mil passageiros diariamente.
![](https://i1.wp.com/mobilidadeportoalegre.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Transporte-em-Pelotas.png?fit=800%2C720&ssl=1)
Algumas das exigências no processo foram a instalação de Global Positioning System (GPS) em todos os ônibus e ao menos três câmeras por veículo, além da bilhetagem eletrônica compartilhada com a Secretaria de Transporte e Trânsito, buscando maior controle do serviço. Conforme Flávio Al Alam, responsável pela pasta, a licitação foi um dos maiores desafios para a administração.
“Havia questões em que nós não tínhamos o controle do sistema, porque eram várias empresas, cada uma com sua operação individualizada. Sem contrato e sem regras claras, dificultava a cobrança por parte da Prefeitura para a execução do serviço”, explicou o secretário.
Agora o município consegue acompanhar cada viagem e detectar as lotações, ver a real demanda de cada linha e os horários de pico das viagens. O uso de reforço também pode ser melhor empregado, tudo buscando facilitar a vida de quem depende do transporte público.
![Ônibus em Pelotas](https://mobilidadeportoalegre.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Ônibus-em-Pelotas.jpg)
Mudanças no dia a dia
Hoje, a média de idade dos veículos é menor que cinco anos. Ao todo, são 12 seletivos e 210 ônibus à disposição, dos quais 187 possuem rampa de acesso para cadeirantes. Com isso, a acessibilidade nos veículos chega a 89%. Antes do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas, a Secretaria de Transporte e Trânsito estima que o índice estava em apenas 30%.
Uma das grandes conquistas da licitação foi a integração tarifária, que possibilita aos passageiros andarem em dois trechos de deslocamento contínuos pagando somente uma passagem – desde que o intervalo entre o desconto pelo cartão no primeiro trajeto e a validação no segundo seja de até 60 minutos.
![Ônibus Comil](https://mobilidadeportoalegre.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Ônibus-Comil.jpg)
Em junho, a média diária de passageiros de segunda a sexta-feira foi de 103 mil pessoas; o número passa a 54 mil aos sábados e 21 mil aos domingos. As linhas mais utilizadas são Areal, Guabiroba, Interbairros Esquerda, Navegantes, Gotuzzo e Pestano.
![Linhas mais populares](https://mobilidadeportoalegre.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Linhas-mais-populares-921x1024.png)
Tarifa
Mesmo com todas as melhorias, o município segue contando com uma das menores tarifas do Rio Grande do Sul, no valor de R$ 3,70 para ônibus e R$ 5,20 para seletivos. Pela primeira vez, o cálculo de reajuste passou a seguir uma fórmula base e ter data fixa para avaliação, sempre no mês de novembro. Atualmente, mais de 30% dos passageiros recebem alguma gratuidade.
O desconto para estudantes no transporte convencional é fixado em 40% do total da passagem: custa R$ 1,48, com direito à integração tarifária. A revisão da tarifa deve ser efetuada todos os anos e reflete no pagamento de funcionários, lubrificantes, pneus e diesel. O combustível é uma das variáveis de maior influência nos reajustes.
A tendência de queda no número de passageiros, registrada nacionalmente, também se reflete na cidade. Há um ano, o número de transportados estava na casa dos 2,84 milhões. Apesar disso, a Secretaria de Transporte e Trânsito trabalha para manter a passagem uma das mais baratas entre as grandes cidades do Estado do Rio Grande do Sul.
![Tarifas Pelotas](https://mobilidadeportoalegre.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Tarifas-Pelotas-922x1024.png)
Neste sentido, alguns testes vêm sendo feitos. Aos domingos, por exemplo, ao invés de ônibus, as linhas do Fragata estão sendo atendidas com os seletivos, mas pelo valor de R$ 3,70. O Corujão foi outro itinerário adaptado, e algumas linhas de mesma região unidas, como Anglo e Balsa, também nos domingos.
Por outro lado, devido ao acompanhamento da bilhetagem eletrônica, algumas necessidades foram constatadas, nestes três anos. Assim, houve a criação de novas linhas: Rota do Sol, Arco-Íris e Jardim Querência.
Atualmente, sete modelos de cartões estão disponíveis para a população: Cidadão, Empresarial, Especial, Estudante, Sênior, Turista e Vale Transporte. Cada um possui usos e benefícios exclusivos, que podem ser conferidos no site do consórcio.
Tecnologia
Os passageiros dos coletivos têm à disposição o mais moderno aplicativo voltado ao transporte público. O CittaMobi foi lançado em Pelotas pouco depois do início do trabalho do consórcio regulador e, só no último mês, registrou 307.279 acessos.
A ferramenta capta a posição dos veículos a partir do Global Positioning System (GPS) de cada ônibus, por meio de um transmissor, que repassa as informações em tempo real tanto para os cidadãos, quanto para a Sala de Monitoramento, localizada na Secretaria de Transporte e Trânsito.
A atualização dos dados a cada dez segundos é possível porque o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas realizou o mapeamento das paradas de ônibus da cidade e o cadastro das linhas.
![Cittamobi Pelotas](https://mobilidadeportoalegre.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Cittamobi-Pelotas.jpg)
A previsão de chegada ou saída do ônibus é calculada a partir dos dados georreferenciados que constam na base de armazenamento, como engarrafamento, posição do veículo, linhas cadastradas e outras variáveis que possam vir a influenciar no trajeto.
O CittaMobi conta ainda com o botão de emergência, conhecido popularmente como botão do pânico, que encaminha os pedidos de ajuda ou alertas para furtos, roubos e outras situações que acontecem nos coletivos para a central da Guarda Municipal, acusando a localização do chamado.
E tem possibilidade de recarregar os cartões Estudante e Cidadão direto pelo aplicativo, informando os números do CPF e cartão de crédito do titular; a compensação do valor pago em passagens é feita num prazo de até dois dias.
Fiscalização do serviço
A fiscalização quanto ao cumprimento de horários e rotas, além do acompanhamento do número de passageiros em cada viagem de cada linha – pelo controle do sistema de bilhetagem -, são feitos na Sala de Monitoramento da Secretaria de Transporte e Trânsito e analisados todos os dias. Os agentes de Trânsito também realizam o monitoramento direto nas paradas.
Os servidores recebem a localização dos veículos via Global Positioning System (GPS). O diferencial é que também armazenam as imagens das três câmeras instaladas nos coletivos, o que possibilita a checagem de demandas encaminhadas pela população, como atrasos, desvios e imprudência de motoristas.
Denúncias, dúvidas e sugestões quanto ao funcionamento do transporte coletivo podem ser encaminhadas a esses profissionais pelo telefone (53) 3227-5402, no ramal 28, e pelo e-mail transporte@pelotas.rs.gov.br.
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