A Empresa Pública de Transporte e Circulação iniciou a sinalização viária de mais um trecho de faixa exclusiva. Serão 500 metros, que se estendem pela Avenida Paulo Gama e Rua Engenheiro Luiz Englert.
A medida vai beneficiar 90 mil passageiros que circulam pelo local em 40 linhas urbanas. Após a conclusão da sinalização, será anunciado o início da operação, previsto ainda para janeiro.
A faixa exclusiva vai funcionar das 6h às 9h e das 16h às 20h, com previsão de redução de 65% no tempo de viagem no trecho. Além da priorização do transporte, uma ciclovia será implantada. Ela conecta a rede da Avenida Loureiro da Silva em direção à Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Região Leste.
“Essa ciclovia faz parte da malha do entorno universidade, da área central e das bicicletas compartilhadas. O fluxo de ciclistas é intenso. A estação de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul é a mais utilizada durante a semana das 41 existentes no serviço BikePOA”, destaca o diretor técnico da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Marcelo Hansen.
Projeto de priorização do transporte coletivo
Segundo a Prefeitura de Porto Alegre o objetivo é ampliar o número de faixas exclusivas na cidade. O projeto têm o objetivo de qualificar o sistema de transporte, reduzir os tempos de viagem, dar mais eficiência ao serviço e reduzir custos.
Serão beneficiados diariamente 450 mil passageiros. Até março, serão implantados 22 quilômetros de faixas exclusivas em 16 trechos, o que representa um aumento de 130% em relação aos 17 quilômetros já existentes.
Desde 2017, foram instaladas faixas exclusivas nas seguintes vias: Ipiranga, Conceição, Independência, Mostardeiro e Goethe.