Avenida Nilo Peçanha terá bloqueio para requalificação estrutural

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Avenida Nilo Peçanha
Foto: Maria Ana Krack
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A Empresa Pública de Transporte e Circulação informou que uma faixa de trânsito da Avenida Nilo Peçanha será bloqueada, entre a Rua Tomaz Gonzaga e a Avenida Sociedade Libanesa, em razão de obras de requalificação estrutural.

Com previsão de 30 dias, a intervenção na Avenida Nilo Peçanha ocorrerá a partir das 9h desta segunda-feira, dia 13 de janeiro de 2020, no trecho em frente às paradas de ônibus, em ambos os sentidos da via, durante o dia todo. Não serão necessários desvios ou alteração nas linhas do transporte coletivo, que terão o pontos de embarque adequados para melhor atender aos passageiros.

A obra será sinalizada com as devidas indicações e agentes de fiscalização da Empresa Pública de Transporte e Circulação vão orientar a circulação de veículos para minimizar eventuais impactos no trânsito.

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A Prefeitura de Porto Alegre iniciou, na quinta-feira, dia 9 de janeiro de 2020, obras inéditas de requalificação estrutural. Serão beneficiados trechos de sete importantes ruas e avenidas, com investimento é de R$ 23 milhões.

Os lotes 1 e 2 contemplam trechos das avenidas Ipiranga, Nilo Peçanha, Protásio Alves, Antônio de Carvalho, Bento Gonçalves, Rua Bernardino Silveira Amorim e Estrada João de Oliveira Remião. Os recursos vêm de parceria da Capital com a Corporação Andina de Fomento.

Além disso, a Prefeitura de Porto Alegre segue em busca de novas operações de crédito para outros lotes já programados. “Arrumamos a casa, equilibrando as contas da prefeitura, o que nos abriu acesso a novos financiamentos que agora permitem investir no presente e no futuro da cidade”, diz o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen, lembra que, nos últimos 20 anos, Porto Alegre não investiu nesse tipo de requalificação estrutural das vias. A necessidade foi levantada a partir de um diagnóstico feito pela Diretoria-Geral de Conservação de Vias Urbanas, que apontou que 80% das vias de Porto Alegre estão com a malha viária vencida.

O estudo utilizou um equipamento chamado deflectômetro de impacto, que, ao passar pelas ruas, simula o impacto de uma roda em movimento com carga pré-determinada. Os transdutores de velocidade do equipamento (espécie de receptores) captam o sinal de retorno da via e conseguem, através das vibrações, identificar se ela precisa de recuperação desde a base do solo, a chamada requalificação estrutural.

“Esse estudo de deflexão se aplica em 20% dos casos. Se o problema no asfalto é apenas superficial, se resolve com a requalificação funcional, ou seja, fresando e colocando uma malha nova. Isso é o que será feito nas demais situações”, explica o engenheiro Nilton Magalhães, diretor da Diretoria-Geral de Conservação de Vias Urbanas.

A requalificação estrutural das vias de Porto Alegre é fundamental para evitar buracos no asfalto. “Nesse trabalho, será aplicado o polímero, que vai aumentar em quase 50% a duração do asfalto”, destaca o engenheiro.

A recuperação estrutural envolve obras no subleito, base, revestimento asfáltico, drenagem e acessibilidade de ruas e avenidas. “Outro ponto importante é a garantia de 10 a 15 anos da malha viária recuperada”, acrescenta Nilton Magalhães.

Nelson Marchezan Júnior ressalta que mais de 1 milhão de pessoas serão beneficiadas, pois as vias a serem requalificadas recebem boa parte do transporte público e são as principais avenidas de circulação dos veículos individuais.

Em função das obras, a Empresa Pública de Transporte e Circulação bloqueou uma faixa na Avenida Bento Gonçalves, entre as avenidas Cristiano Fischer e Antônio de Carvalho. As intervenções ocorrem das 9h às 16h no sentido Bairro da Avenida Bento Gonçalves.

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