Segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo já pode ser solicitada pela internet

Proprietários de veículos que desejam uma segunda via do documento do licenciamento anual do veículo (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) não precisam mais se deslocar até um Centro de Registro de Veículos Automotores credenciado ao Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul.

O documento agora pode ser solicitado pela internet, através da Central de Serviços do site do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul . A entrega do serviço também incrementa o repertório de serviços do Portal de Serviços Digitais.

Prazo de entrega

Desde dezembro, a entrega do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo pelos Correios não exige mais a assinatura do recebedor. O proprietário pode consultar no site do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul o prazo de entrega.

Se o prazo já estiver vencido, poderá ser solicitada uma segunda via gratuita. Já nos casos em que o proprietário desejar solicitar nova via ainda dentro do prazo informado, ele deverá realizar o pagamento de taxas.

Atualização de endereço

Uma das causas frequentes para o não recebimento do documento é o endereço desatualizado. Por isso, na Central de Serviços, o proprietário é demandado a atualizar seu endereço.

Se não estiver correto, o proprietário deverá dirigir-se a um Centro de Registro de Veículos Automotores e fazer a atualização. Na mesma oportunidade, poderá optar por solicitar a segunda via do licenciamento no próprio Centro de Registro de Veículos Automotores.

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico

Vale lembrar que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico é uma opção prática e econômica, com o mesmo valor do documento impresso.

Quando for processado o pagamento das taxas do novo licenciamento, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo será atualizado no aplicativo, antes mesmo da entrega do documento em papel. O licenciamento do ano anterior segue válido de acordo com o final da placa do veículo.

Documento em papel

Embora o Departamento Nacional de Trânsito tenha disponibilizado no CRLV Eletrônico a possibilidade de impressão pelo próprio proprietário do veículo, essa versão ainda não está sendo aceita pela fiscalização.

O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul implantará essa modalidade antes de 30 de junho, prazo estabelecido pela deliberação 180 de 2019 do Conselho Nacional de Trânsito. Hoje, portanto, a única versão impressa de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo aceita no Rio Grande do Sul pela fiscalização é a produzida em papel-moeda pelo próprio Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul.

Mobilidade Porto Alegre

A redação do Mobilidade Porto Alegre é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Porto Alegre e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadeportoalegre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.