O prefeito Nelson Marchezan Júnior declarou nesta segunda-feira, dia 26 de agosto, que a administração municipal prepara o envio à Câmara Municipal de Porto Alegre de um projeto de lei que proíbe a atividade de guardadores de veículos (flanelinhas) nas ruas de Porto Alegre.
A proposta vem ao encontro de uma das pautas do Gabinete de Gestão Integrada Municipal e foi amplamente discutida nas reuniões de trabalho do grupo.
A justificativa é que a atuação dos guardadores de veículos é tolerada há muito tempo. No entanto, têm crescido os relatos de motoristas que são constrangidos, coagidos e ameaçados pelos guardadores, principalmente em locais de grande movimentação, como a Orla do Guaíba.
“A conduta é muitas vezes vista como um delito de menor relevância, que não é tratado como prioridade diante de tantos crimes mais graves”, diz o prefeito.
“Existe uma relação entre essas infrações e a criminalidade como um todo, a contenção dessa atividade deve ser encarada como um importante elemento no combate à insegurança”, completa.