A partir da próxima segunda-feira, dia 21 de outubro, proprietários de veículos que necessitam fazer o primeiro emplacamento ou substituição de placa vão economizar tempo.
O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul simplificou o processo e não será mais necessário voltar ao Centro de Registro de Veículos Automotores para colocar a placa, finalizando o processo de emplacamento na própria Estampadora de Placa de Identificação Veicular.
Até então, depois de ir ao Centro de Registro de Veículos Automotores fazer a vistoria, o proprietário deveria levar a autorização para fabricação da placa na Estampadora de Placa de Identificação Veicular e retornar ao Centro de Registro de Veículos Automotores para colocar a placa e inserir a informação no sistema e encerrar o processo.
Com a adoção da placa Mercosul, que não tem lacre, e o credenciamento das Estampadoras de Placas de Identificação Veicular pelo Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul, essa etapa se tornou desnecessária.
O proprietário deverá entregar as placas e lacres antigos para a Estampadora de Placa de Identificação Veicular, que as inutilizará, e certificar-se de que as novas placas sejam colocadas corretamente no veículo autorizado pelo Centro de Registro de Veículos Automotores.
A fixação da placa no veículo pode ser realizada por um terceiro, inclusive a própria Estampadora de Placa de Identificação Veicular.
Veja como fica o novo fluxo: