Prefeitura de Porto Alegre autoriza pagamento por Pix e cartões nas linhas de lotação

305
Lotação Farrapos Porto
Foto: Alex Rocha/Prefeitura de Porto Alegre
Publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre publicou no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) de quinta-feira, 26 de outubro, resolução que autoriza a cobrança da tarifa do transporte seletivo por lotação na modalidade Pix e por meio de cartões de crédito e débito. Os prefixos poderão ser dotados de adesivos informativos aos usuários.

“O transporte seletivo é tão importante quanto o coletivo e os outros modais oferecidos à população. Conversamos com a categoria para auxiliá-los em busca de soluções que qualifiquem o atendimento, e essa ampliação nas formas de pagamento é um reflexo desse diálogo”, destaca o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Pedro Bisch Neto.

Segundo a Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação de Porto Alegre (ATL) as novas formas de pagamento estão funcionando em 88 veículos que atendem as linhas Menino Deus, Menino Deus via José do Patrocínio, Jardim Vila Nova, Tristeza – Assunção, Otto – Teresópolis, Ipanema, Belém Novo, Belém Novo – Chapéu do Sol, Restinga, Restinga Nova e Restinga Velha.

Publicidade

Em novembro, passam a aceitar cartão e Pix as lotações Cristal, Glória, IAPI, Auxiliadora, Petrópolis, Jardim Leopoldina e Partenon Pinheiro. As novas formas foram implementadas em setembro de modo piloto na linha Belém Novo. À medida que ajustes foram feitos, expandiu-se o atendimento para um maior número de linhas.

“Já tivemos solicitação de aquisição de máquinas de 95% dos permissionários. As demais linhas estão aguardando a chegada dos equipamentos para instalação”, explica o presidente da ATL, Magnus Isse.

Desde o começo da gestão, o governo tem dialogado com a categoria e auxiliado para que se possa melhorar o sistema de lotações. Uma das medidas adotadas foi a isenção do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) pelo período de dois anos. Até 2022, os prestadores desse serviço pagavam uma alíquota de 2,5%.

Localização

Os usuários do transporte seletivo também poderão verificar em tempo real o itinerário de 17 linhas com mais de 200 veículos em operação, pelo aplicativo Moovit (disponível nas versões iOS e Android). As rotas no aplicativo mostram os itinerários completos das lotações, simplificando o acesso e a combinação com outros modais, além de exibir alertas sobre alterações de serviço e outros avisos importantes.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui