Porto Alegre recebe 450 patinetes elétricos compartilhados

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patinete porto alegre
Foto: Pedro Piegas/PMPA
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A paisagem da capital gaúcha ganha mais um personagem a partir desta sexta-feira, 27 de outubro, com o início da operação de 450 patinetes por meio de uma parceria. A europeia Whoosh, que atua em Florianópolis e em mais de 40 cidades pelo mundo, já disponibiliza os equipamentos de micromobilidade por meio de seu aplicativo em aproximadamente 90 parking points (estações virtuais) nos bairros Cidade Baixa, Bom Fim e no Centro Histórico, na primeira fase da implantação. A expectativa é chegar a mil patinetes até o fim do ano, com expansão para outras regiões da cidade.

No início da tarde, o prefeito Sebastião Melo e o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, vistoriaram a operação junto ao Terminal Parobé, que passou por recente revitalização. No local, onde diariamente cerca de 64 mil passageiros utilizam 38 linhas do transporte coletivo, os usuários podem retirar os patinetes para complementar o último trecho de seus deslocamentos.

“Se o patinete está no mundo, tem que estar em Porto Alegre. É mais uma parceria importante que qualifica e moderniza o transporte urbano de forma sustentável. A mobilidade é um dos principais desafios nas grandes cidades, e para avançar neste tema precisamos buscar cada vez mais aliar a tecnologia, integração do sistema e oferecer alternativas de transporte que facilitem a vida dos cidadãos”, destacou o prefeito Sebastião Melo.

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Os patinetes são veículos zero emissão, portanto, uma alternativa para reduzir os gases de efeito estufa e também uma solução para a micromobilidade. “A chegada de mais uma empresa de patinetes compartilhados está dentro do nosso projeto de qualificação urbana de Porto Alegre. Com esta operação, o modal estará disponível em estações virtuais também junto aos terminais de ônibus, pois a integração da micromobilidade é fundamental para o sistema de transporte da cidade”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Adão de Castro Júnior.

Os novos patinetes só poderão ser retirados e estacionados nas áreas designadas para micromobilidade na cidade. O aplicativo não permitirá aos utilizadores iniciar ou terminar a sua viagem em zonas proibidas pela Prefeitura de Porto Alegre. Se o usuário tentar abandonar o equipamento em qualquer lugar, a viagem não será encerrada.

O sistema também pode limitar a velocidade máxima em determinadas áreas ou rotas mais congestionadas e restringir o acesso a áreas onde possa incomodar pedestres, com objetivo de dar segurança e garantir um transporte mais “civilizado”. Após um som de alerta, os veículos param se o sistema de bordo detectar que o locatário está em nestas zonas, designadas no mapa do aplicativo do serviço.

“Estamos alinhados com o planejamento e desenvolvimento urbano da cidade, acompanhando o empenho da prefeitura em tornar Porto Alegre mais verde e em reduzir as emissões de poluentes com transporte”, ressalta Francisco Forbes, CEO da Whoosh no Brasil.

“O último Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) de Porto Alegre apontou que 67% das fontes emissoras são do transporte. A implantação dos patinetes, que são zero emissão, é uma excelente forma de atacarmos este problema e caminha em consonância com o nosso Plano de Ação Climática que busca estabelecer medidas concretas de redução de emissões de GEE, de mitigação e de adaptação”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

Educação para a mobilidade 

No lançamento da operação, os agentes da Escola Pública de Mobilidade da EPTC também estiveram no Terminal Parobé para fazer uma abordagem aos usuários dos patinetes e orientar sobre as normas de circulação e conduta do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a importância da percepção dos riscos e do autocuidado no trânsito. Além das ações educativas promovidas pela prefeitura, a operadora do sistema tem disponível para os usuários o regramento. Um menu de autoescola traz orientações sobre o funcionamento do equipamento.

Quando custa 

Os usuários poderão utilizar os equipamentos ao custo de R$ 2 para o desbloqueio além de R$ 0,80 a cada minuto de utilização. Por meio do aplicativo, será possível contratar um Whoosh Pass, com assinaturas diárias, semanais, mensais ou anuais.

Regras 

Eles são chamados de equipamento de mobilidade individual autopropelido e possuem de uma a duas rodas, podem ser dotados de sistema de autoequilíbrio que estabiliza dinamicamente o equipamento. O patinete possui motor de propulsão com potência nominal máxima de até 1000W e velocidade máxima de até 32 km/h. Não exige habilitação e pode circular em áreas de circulação de pedestres, ciclovias e ciclofaixas de acordo com a regulamentação de cada cidade. O uso de capacete não é obrigatório, porém a EPTC recomenda a sua utilização juntamente com os demais equipamentos de proteção como luvas e joelheiras.

Sobre a Whoosh 

A Whoosh é uma empresa internacional de tecnologia que desenvolve e implementa de forma independente soluções de transporte de micromobilidade, por meio do uso de patinetes. Para mais informações, acesse o site Whoosh Bike e faça o download do aplicativo no telefone celular, pela Apple Store ou Google Play.

Rede cicloviária 

O mapa com a localização de todos os trechos da rede cicloviária implantada na Capital está publicado no Portal de Transparência da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC), na página do Observatório de Mobilidade. Seu objetivo é disponibilizar amplo acesso às informações de mobilidade da capital gaúcha.

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