Prefeitura de Porto Alegre reativa linhas e amplia horários noturnos dos ônibus aos finais de semana

533
Noturna
Foto: César Lopes/PMPA
Publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre amplia a partir deste fim de semana a oferta do transporte coletivo à noite e aos finais de semana. Também reativa quatro linhas, sendo três alimentadoras, além do serviço da madrugada aos sábados e domingos.

A segunda etapa do Programa de Reestruturação do Transporte: o Mais Transporte terá um incremento de 425 viagens. As mudanças estarão disponíveis no site da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a localização, em tempo real, pode ser consultada na função GPS do aplicativo do TRI (Cittamobi).

“Na primeira etapa priorizamos os serviços que não estavam sendo realizados. A partir desta fase, a ampliação visa melhorar a frequência com o foco na qualificação do atendimento ao passageiro. Temos acompanhado a operação diariamente para realizar as melhorias”, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Publicidade

A reativação de linhas alimentadoras ocorre a partir desta segunda-feira, 16 de maio de 2022. As três linhas alimentadoras A09, A85 e A18 irão contemplar a Restinga Nova, Restinga Velha, Morro Alto, Dorival Castilho, Machado, Chácara do Banco e Nonoai. A linha A09 terá o itinerário alterado para contemplar o itinerário da linha A17, o que vai proporcionar um melhor atendimento à Restinga Nova e Restinga Velha, tendo em vista que permite integração com as linhas que atendem os terminais Nilo Wulff e Tobago.

“Atendendo um pedido das próprias comunidades, neste primeiro momento a operação destas linhas que fazem a última milha retorna unificada. A decisão faz parte de uma análise do sistema feita pelos técnicos em conjunto com os operadores e os usuários do transporte”, explica o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires.

Para conferir as linhas que iniciam a operação, clique aqui.

Cobradores

Na segunda-feira, 16 de maio, as quatro linhas que foram ativadas e as linhas A288 e A11 – que tiveram ampliação de atendimento – estão autorizadas a operar sem a presença de cobrador nos veículos. Com isso, a redução chega a 11% do quadro de cobradores – a previsão é atingir 25% até o fim deste ano.

A medida, que será publicada em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta sexta-feira, 13 de maio, segue o critério de escolher as linhas que transportam menos passageiros por viagem. Em relação ao número de linhas, das 255 que circulam na capital, 56 já não têm obrigatoriedade de cobradores na tripulação.

Linhas que passam a operar sem cobrador:

  • Linha 653 Itu Coinma – Avenida do Forte
  • Linha A09 Alimentadora Restinga Nova – Restinga Velha
  • Linha A288 Morro Alto – D. Castilhos – Imperial Parque
  • Linha A18 Alimentadora Chácara do Banco – Noite
  • Linha A85 Alimentadora Nonoai
  • Linha A11 Alimentadora Chácara do Banco
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui