Prefeitura de Rio Grande rompe contrato com Noiva do Mar e Transpessoal assume transporte coletivo

489
Noiva do Mar
Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Grande
Publicidade

A partir de domingo (15/05) a Noiva do Mar não atuará mais no transporte coletivo de Rio Grande. A Prefeitura de Rio Grande decidiu não renovar o contrato com a empresa devido aos problemas de gestão e funcionamento. A Transpessoal, que atualmente já é responsável por pouco menos da metade das linhas, assumirá a responsabilidade pelo sistema.

A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira em entrevista coletiva virtual com a presença do prefeito Fábio Branco, do secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Anderson Castro, e do Procurador Geral, Ênio Fernandez Júnior De acordo com o prefeito, a Transpessoal já havia sido sondada sobre a possibilidade de assumir integralmente as 23 linhas em operação, e acenou positivamente quanto sua capacidade financeira e técnica, para manter o sistema em funcionamento.

“A empresa afirmou ter interesse e condições técnicas. O nosso interesse é melhorar a qualidade do serviço e ampliar os horários, queremos que o sistema volte a ser atrativo até a abertura do processo licitatório”, afirma Branco.

Publicidade

De acordo com Castro, durante a transição entre as companhias é possível que ocorram alguns transtornos no funcionamento. Entretanto, ele garantiu que estão sendo feitos todos os esforços para minimizar os impactos da mudança. “A Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança trabalha para garantir que a transição entre a saída da empresa e a entrada em serviço da Transpessoal em todas as linhas aconteça o mais rápido e ágil possível”, declara.

TROCA

A mudança efetiva acontece a partir da madrugada de sábado para domingo, quando encerra o contrato emergencial firmado com a Noiva do Mar. Ainda nesta sexta-feira as direções das duas empresas e a Mobicard, responsável pela bilhetagem eletrônica, participaram de uma reunião para tratar da transição.

É expectativa do município que a Transpessoal possa contratar parte dos mais de 220 funcionários atualmente vinculados à Noiva do Mar. As tratativas sobre este assunto devem continuar nos próximos dias.

REUNIÃO COM TRABALHADORES

No início da tarde, funcionários da Noiva do Mar realizaram uma manifestação em frente à Prefeitura. Representantes do sindicato e dos colaboradores foram recebidos pelo secretário Castro para conversar sobre a possibilidade de manutenção dos empregos junto a nova empresa.

Até o final do dia os trabalhadores ainda não haviam fechado acordo sobre o retorno às atividades. O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Fábio Machado chegou a participar de reunião online com o Tribunal Regional do Trabalho, porém nada ficou definido.

NÃO RENOVAÇÃO DO CONTRATO

As causas da não renovação do contrato com a Noiva do Mar estão justificadas em decreto publicado pela Prefeitura durante a tarde. Entre os principais motivos estão o não pagamento de salários e direitos trabalhistas, a precarização do serviço e a falta de manutenção dos ônibus. O documento está disponível em anexo.

LICITAÇÃO

A Prefeitura já trabalha com uma nova licitação para o transporte coletivo. Atualmente o processo está em fase de contratação da Furg, que irá auxiliar o município na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana e também na questão do transporte coletivo. Conforme explicou Branco, o processo licitatório anterior foi suspenso.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui