Porto Alegre conta com 255 novos abrigos de ônibus instalados

1471
Foto: Alex Rocha/PMPA
Publicidade

A cidade de Porto Alegre, em uma parceria entre a Prefeitura e a concessionária Eletromidia, instalou 255 novos abrigos de ônibus. Esses abrigos são compostos por 154 unidades do tipo A, com quatro assentos, e 101 unidades do tipo B, com três assentos. Ambos os modelos possuem piso podotátil, espaço para cadeirantes, iluminação artificial, tomadas USB, proteção contra vento e chuva, além de informações sobre as linhas de ônibus. A instalação dos abrigos não gerou custos para o município.

O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, ressalta a importância dessa parceria para melhorar a qualidade do atendimento aos usuários do transporte coletivo, principalmente nos pontos de embarque e desembarque. A meta é instalar um total de 1.507 abrigos novos na cidade nos próximos cinco anos.

Dentre os abrigos instalados, 70 são sustentáveis, equipados com placas fotovoltaicas para geração de energia, e 20 oferecem acesso gratuito ao wi-fi. A previsão é de que 100 abrigos possuam conexão 5G gratuita nos próximos meses. A concessionária Eletromidia também é responsável pela manutenção dos equipamentos e realizou 989 vistorias somente no mês de abril.

Publicidade

Como forma de remuneração pelo contrato, foram instalados 156 painéis publicitários conhecidos como Mobiliário Urbano para Informação (Mupi), sendo 52 painéis estáticos e 104 painéis digitais. Essas instalações seguem as normas de acessibilidade estabelecidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e são previamente analisadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

A instalação dos novos abrigos tem trazido benefícios para a cidade, modernizando-a e melhorando a jornada diária da população, oferecendo mais conforto, segurança e informações. A Eletromidia, por meio de seu diretor de Relações Governamentais, José Carlos Angelucci, celebra o avanço das instalações e a contribuição para a cidade com eficiência e agilidade.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui