Porto Alegre conta com 255 novos abrigos de ônibus instalados

A cidade de Porto Alegre, em uma parceria entre a Prefeitura e a concessionária Eletromidia, instalou 255 novos abrigos de ônibus. Esses abrigos são compostos por 154 unidades do tipo A, com quatro assentos, e 101 unidades do tipo B, com três assentos. Ambos os modelos possuem piso podotátil, espaço para cadeirantes, iluminação artificial, tomadas USB, proteção contra vento e chuva, além de informações sobre as linhas de ônibus. A instalação dos abrigos não gerou custos para o município.

O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, ressalta a importância dessa parceria para melhorar a qualidade do atendimento aos usuários do transporte coletivo, principalmente nos pontos de embarque e desembarque. A meta é instalar um total de 1.507 abrigos novos na cidade nos próximos cinco anos.

Dentre os abrigos instalados, 70 são sustentáveis, equipados com placas fotovoltaicas para geração de energia, e 20 oferecem acesso gratuito ao wi-fi. A previsão é de que 100 abrigos possuam conexão 5G gratuita nos próximos meses. A concessionária Eletromidia também é responsável pela manutenção dos equipamentos e realizou 989 vistorias somente no mês de abril.

Como forma de remuneração pelo contrato, foram instalados 156 painéis publicitários conhecidos como Mobiliário Urbano para Informação (Mupi), sendo 52 painéis estáticos e 104 painéis digitais. Essas instalações seguem as normas de acessibilidade estabelecidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e são previamente analisadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

A instalação dos novos abrigos tem trazido benefícios para a cidade, modernizando-a e melhorando a jornada diária da população, oferecendo mais conforto, segurança e informações. A Eletromidia, por meio de seu diretor de Relações Governamentais, José Carlos Angelucci, celebra o avanço das instalações e a contribuição para a cidade com eficiência e agilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *