A Pesquisa de Mobilidade chega ao Centro Histórico e Passo d’Areia nesta semana. Realizada pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Consórcio CGC, o trabalho começou no início do mês e tem como objetivo coletar informações de como as pessoas se deslocam na Capital para o planejamento de soluções que atendam às necessidades da população.
“Foi selecionada uma amostra de 10 mil domicílios que reproduz os deslocamentos da população na cidade. É fundamental que os moradores recebam nossas equipes, pois o resultado final vai gerar grandes melhorias na mobilidade urbana da capital”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
Além da região central, os pesquisadores estarão nos próximos dias nos bairros Navegantes, Anchieta, Jardim São Pedro, Cristo Redentor, Jardim Floresta, São Sebastião, Jardim Lindóia, Cristo Redentor e Vila Ipiranga.
As pesquisas ocorrem de terça-feira a sábado, das 8h às 19h. Além das visitas sem agendamento, o consórcio também realiza as entrevistas mediante agendamento prévio nos domicílios sorteados pelo número (11) 3097-8112.
Pesquisa de contorno
Na última semana, iniciou a Pesquisa de Linha de Contorno. Serão feitas três tipos de pesquisa em 11 pontos de saída e entrada de Porto Alegre. Nesta etapa, serão realizadas as Pesquisa de Origem e Destino (OD), Contagem Volumétrica Classificada (CVC) e Ocupação Visual (OV). As pesquisas acontecem às terças, quartas e quintas-feiras. As de contagem são realizadas entre 5h e 21h, enquanto as pesquisas de entrevista e ocupação visual ocorrem nos momentos de maior fluxo: entre 7h e 10h e entre 15h e 18h.
Sobre os pesquisadores
Os pesquisadores estão identificados com coletes que contêm etiqueta de identificação da Pesquisa de Mobilidade e todos estão com credenciais próprias com nome, sobrenome e RG. A identidade dos pesquisadores pode ser confirmada através do contato da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) pelo número 118 e também pelos contatos do Consórcio (51) 99241-7302 e (11) 3097-8112. Ao serem recebidos, os pesquisadores se identificam, entregam o folder e explicam o motivo e a importância da pesquisa. Mais informações sobre as pesquisas estão disponíveis no site oficial da pesquisa.