Leilão para concessão da Trensurb deve ocorrer em 2021

A Trensurb pode ser concedida à iniciativa privada em 2021. Em maio deste ano, o governo federal chegou a publicar no Diário Oficial da União, uma indicação da concessão da empresa, por meio do Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) da Presidência da República, no âmbito do Programa de Parcerias e Investimentos do Programa Nacional de Desestatização (PND).

De acordo com o documento, o leilão da Trensurb deve ocorrer no segundo semestre de 2021. A resolução diz que os novos modelos são importantes para ampliar as necessidades de investimentos nos sistemas.

A Trensurb opera em Porto Alegre e na Região Metropolitana.

Trensurb

A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre – Trensurb – é uma empresa pública vinculada ao Governo Federal, que tem por acionistas a União (99,8812%), o Estado do Rio Grande do Sul (0,0919%) e o município de Porto Alegre (0,0269%). Foi criada em 1980 e iniciou sua operação comercial em 1985.

Atualmente, opera uma linha de trens urbanos com extensão de 43,8 quilômetros, no eixo norte da Região Metropolitana de Porto Alegre, com 22 estações e uma frota de 25 trens (com outros 15 trens sendo integrados), atendendo a seis municípios: Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Igor Roberto

Sou profissional e estudante de enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.

2 thoughts on “Leilão para concessão da Trensurb deve ocorrer em 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.