O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) tomou uma das suas primeiras medidas visando ampliar a malha aérea no Rio Grande do Sul através da aviação regional. Este movimento visa garantir que a população, especialmente a do Sul, mantenha o acesso aos voos, cruciais para a mobilidade e economia do estado.
Recentemente, o MPor solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a autorização para operar voos comerciais na Base Aérea de Canoas (RS), localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre. A Anac concedeu a autorização, permitindo que a base comece a operar voos comerciais.
A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do MPor enviou um ofício à Fraport, a concessionária do Aeroporto Salgado Filho, para verificar o interesse e a disponibilidade em operar emergencialmente a Base Aérea de Canoas. A Fraport respondeu positivamente, estando disponível para realizar a operação.
A venda de passagens aéreas deverá ser liberada a partir de terça-feira (21/05), adicionando 18 novos voos aos 116 voos semanais previamente anunciados na primeira fase do plano de aviação emergencial para a região. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, explicou que a Fraport assumirá a operação do Aeroporto de Canoas, disponibilizando até cinco voos diários na primeira semana. As companhias aéreas começarão a vender os bilhetes para expandir a aviação comercial no estado do Rio Grande do Sul.
A quantidade de voos anunciada na primeira fase do plano emergencial foi mantida, com ajustes realizados para outros aeroportos regionais. Com este novo anúncio, o total de voos semanais para o Rio Grande do Sul chega a 134. A malha aérea emergencial contempla vários aeroportos da região, incluindo:
- Aeroporto de Caxias do Sul: 39 voos semanais
- Aeroporto de Santo Ângelo: 6 voos semanais
- Aeroporto de Passo Fundo: 21 voos semanais
- Aeroporto de Pelotas: 6 voos semanais
- Aeroporto de Santa Maria: 3 voos semanais
- Aeroporto de Uruguaiana: 3 voos semanais
- Aeroporto de Florianópolis: 14 voos semanais
- Aeroporto de Jaguaruna: 7 voos semanais
- Base Aérea de Canoas: 35 voos semanais