Empresa Pública de Transporte e Circulação orienta táxis em faixas exclusivas

A Empresa Pública de Transporte e Circulação acompanhou, nesta segunda-feira, dia 28 de outubro, o primeiro dia de circulação de táxis nas faixas exclusivas do transporte coletivo, nos trechos da Avenida Independência e Rua Mostardeiro.

O trabalho dos agentes é de orientação aos motoristas que circulam pelo local. Dados sobre a faixa exclusiva serão divulgados após a adaptação dos condutores, para uma análise mais fiel aos resultados.

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade Porto Alegre no X (antigo Twitter) e Facebook
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • “Uma das condutas dos motoristas que tem nos chamado atenção na Independência e que eles não acessam a faixa exclusiva para converter à direita, o que não só pode, como deve ser feito, com sinalização adequada”, explica o coordenador de Operação de Transporte, Adailton Maia.

    Sobre o respeito à faixa exclusiva, os motoristas estão seguindo a sinalização e priorizado o transporte público em seus deslocamentos.

    A partir desta segunda-feira, a Prefeitura de Porto Alegre, autorizou, em período de testes, o tráfego dos táxis em todas as faixas exclusivas da cidade, com exceção das faixas da Avenida Cristóvão Colombo e do sentido Centro na Avenida Independência (que ficam no contrafluxo).

    “A prefeitura busca a agilidade nos horários de pico. Medidas já em vigor também trouxeram mais competitividade e segurança ao serviço de táxi, como o exame toxicológico para fiscalizar os condutores, pagamento por cartão de débito e crédito, o ar-condicionado obrigatório, prazos de vida útil e da vistoria para veículos novos, além da nova categoria executiva. As ações implantadas atraem novos passageiros, reduzem o consumo de combustíveis e a emissão de poluentes, com viagens mais rápidas nas faixas exclusivas do transporte coletivo”, destaca o secretário Extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Mata Tortoriello.

    Faixas exclusivas já existentes:

    – Júlio de Castilhos
    – Voluntários da Pátria
    – Cavalhada
    – Nonoai
    – Brasil
    – Bento Gonçalves
    – Assis Brasil
    – Icaraí
    – Ipiranga
    – Rodoviária (Rua da Conceição)
    – Independência
    – Mostardeiro

    Faixas exclusivas que serão implantadas até março de 2020:

    – Goethe
    – Conceição – Centro
    – Conceição – Bairro
    – Mauá
    – João Goulart
    – Loureiro da Silva – sentido túnel
    – Paulo Gama – Engenheiro Luiz Englert
    – Siqueira Campos
    – Ipiranga – Centro II (Antônio de Carvalho até Barão do Amazonas)
    – Ipiranga – Centro III (Barão do Amazonas até João Pessoa)
    – Silva Só
    – Azenha
    – 24 de Outubro
    – Plínio Brasil Milano – Centro

    Deixe um comentário