Empresa Pública de Transporte e Circulação faz adesão a grupo para qualificação do transporte público

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Ônibus Carris
Foto: Eduardo Beleske/Prefeitura de Porto Alegre
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Após ter realizado pesquisa de satisfação com passageiros do transporte coletivo, em 2018, a Prefeitura de Porto Alegre e a Empresa Pública de Transporte e Circulação passam a fazer parte, a partir desta semana, do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus.

A iniciativa integra as ações do MobiliPOA, o programa de mobilidade que organiza e disciplina os diferentes modais de transporte e circulação da capital gaúcha.

Fazem parte do grupo 13 sistemas de transporte do país, representados por poderes públicos e operadores, que buscam a adoção de ações mais efetivas para a melhoria da qualidade da plataforma de transporte coletivo por ônibus, com foco na satisfação dos passageiros.

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Desenvolvido pelo instituto WRI Brasil, o programa visa atrair e manter os clientes do sistema, melhorar a mobilidade urbana e tornar o transporte público mais sustentável.

O grupo utiliza como principais ferramentas o levantamento de Indicadores de Qualidade e a Pesquisa de Satisfação dos passageiros para gerar avaliações precisas que vão orientar o planejamento de melhorias mais efetivas por parte da empresa operadora e da administração municipal.

O processo facilita a replicação dessas ações em diferentes sistemas de transporte e torna mais efetiva a busca por soluções para o transporte coletivo.

“Os dados obtidos com estas ferramentas ajudam a estabelecer metas e acompanhar a evolução através da troca de experiência e a identificação de boas práticas entre os órgãos participantes”, destaca o diretor técnico da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Marcelo Hansen.

Tanto a pesquisa quanto os indicadores possuem uma estrutura padronizada e ao mesmo tempo flexível para permitir a comparação entre sistemas de diferentes cidades ou ser utilizadas por municípios com diferentes características e necessidades.

A Pesquisa de Satisfação, aplicada dentro dos ônibus, obtém a percepção dos passageiros enquanto utilizam o sistema, enquanto os Indicadores de Qualidade contemplam 18 aspectos do sistema de transporte público, envolvendo acesso, disponibilidade, rapidez, confiabilidade, facilidade de fazer transferências, conforto das paradas de ônibus, estações, terminais e ônibus, atendimento ao cliente, informação, segurança pública, segurança contra acidentes, ruído e poluição, facilidade em realizar o pagamento, custo da passagem e aspectos gerais do sistema.

Além das onze cidades que já aderiam ao programa QualiÔnibus, também fazem parte, como facilitadores, representantes da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento e do Centro de Estudos em Regulamentação e Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas.

O objetivo comum é qualificar o serviço de transporte público urbano por ônibus para atrair os passageiros ao sistema e tornar a mobilidade das cidades mais sustentável.

Sistemas participantes do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus:

Belo Horizonte: Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS)
Porto Alegre: Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC)
Fortaleza: Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor)
Rio de Janeiro: Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor)
Recife: Instituto da Cidade Pelópidas Silveira e Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano
Região Metropolitana de Porto Alegre: Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan)
Rio de Janeiro: Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro (Rio Ônibus)
Uberaba: Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest)
Salvador: Secretaria de Mobilidade (Semob)
São José dos Campos: Secretaria de Mobilidade Urbana
Juiz de Fora: Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra)
São Paulo: São Paulo Transporte (SPTrans)
Uberlândia: Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran)

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