Edital para concessão do transporte coletivo de Canoas é lançado

Foi lançado na quarta-feira, dia 18 de setembro, o edital de licitação para a concessão do transporte coletivo de Canoas. Em um ato na Prefeitura de Canoas, o prefeito Luiz Carlos Busato, reuniu-se com secretários e autoridades, para a assinatura do documento.

O edital, no formato de concorrência pública, tem prevista a seleção da empresa no dia 21 de outubro.

Segundo o prefeito Luiz Carlos Busato, a concessão garantirá que Canoas continue com a frota moderna e atualizada. “Estamos assegurando que os ônibus tenham wi-fi, acessibilidade e ar-condicionado, entre outras coisas. A prestação do serviço de forma sólida é nossa prioridade e a população percebe isso. Essa licitação foi planejada com bases técnicas, e por isso estamos seguros que estamos entregando qualidade com sustentabilidade para os canoenses. Estamos cumprindo o que prometemos que faríamos”, afirmou o prefeito.

A licitação obriga que a idade média dos veículos seja menor que a atual, de oito anos, e há exigência de que os ônibus sejam equipados com câmeras internas e externas, GPS e sistema de bilhetagem eletrônica.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Ademir Zanetti, agradeceu o empenho dos responsáveis pelo lançamento do documento. “Técnicos e secretários se debruçaram sobre todos os pormenores do edital, para garantir que aconteça uma prestação de serviços como a população merece. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que a mobilidade seja a melhor possível. Isso com a ação de asfaltamento de ruas, com o estudo de mobilidade e, hoje, com o lançamento do edital. Agora, as empresas interessadas podem ter ciência do edital”, lembra o secretário.

Além disso, o prefeito Luiz Carlos Busato revelou que é planejado um investimento em ônibus elétricos. “Faremos uma proposta para que o recurso que a empresa vencedora da licitação deve depositar para o Fundo Municipal de Transportes vá para a aquisição de alguns ônibus elétricos. É uma forma de começarmos a ter uma frota realmente sustentável, sem custo de combustível fóssil, por exemplo”, garante o prefeito.

Canoas possui uma média mensal de 1 milhão de passageiros de ônibus coletivos, e 160 mil passageiros de ônibus seletivos. O contrato previsto na licitação é único nas modalidades de transporte coletivo e seletivo na cidade de Canoas.

Confira o edital clicando aqui.

Mobilidade Porto Alegre

A redação do Mobilidade Porto Alegre é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Porto Alegre e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadeportoalegre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *