Mais uma etapa importante para a implantação da maior ciclovia de Esteio está em andamento. No início da tarde de quinta-feira (9/2), operários da EBPO, empreiteira contratada pela Prefeitura via licitação para a execução do projeto, deram início ao asfaltamento na pista que acompanha o muro do trem, na Rua Maurício Cardoso, até a rótula com a Avenida Presidente Vargas.
Parte da calçada ao longo dos trilhos do trem foi retirada para a implantação da faixa exclusiva para o trânsito de bicicletas. O trabalho de pavimentação começou próximo à sede da Administração Municipal e está avançando em direção a Canoas.
O primeiro trecho da ciclovia fica longo do canteiro central da Avenida João Paulo I, entre a Estrada do Boqueirão e Rua Padre Balduíno Rambo. Da João Paulo, a pista para bicicletas segue seu trajeto pela Avenida das Américas, Avenida Padre Antônio Vieira, Rua João Simões Neto, Rua Padre Claret (pista lateral entre as ruas João Simões Neto e La Salle e junto ao canteiro central da La Salle até a Avenida Presidente Vargas), Rua Maurício Cardoso, lateral da passarela da Ezequiel, Rua Ezequiel Nunes Filho, Travessa Viamão, Rua Bento Gonçalves e Rua dos Lírios, onde será feita a conexão com o trecho já existente, na Rua Rio Grande, da ciclovia da Avenida Brasil.
A ciclovia terá cerca de 8 km de extensão, com um investimento de R$ 2,029 milhões. A maior parte do trajeto será de ciclofaixas, ou seja, com separação do espaço para circulação de veículos a partir de pintura específica e uso de tachões. As exceções são na Avenida João Paulo I, onde a ciclovia é construída sobre o canteiro central, na Rua Maurício Cardoso, onde segue sobre a calçada, junto à cerca da Trensurb, e na travessia entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Ezequiel Nunes Filho, que ficará no beco entre a passarela e a lateral da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ezequiel.