CCR ViaSul divulga balanço das operações Natal e Ano Novo na Freeway

O primeiro final de ano com a operação da CCR ViaSul na Freeway registrou tráfego intenso tanto na ida como no retorno do litoral. Mais de um milhão de veículos passaram pela rodovia entre a sexta-feira, dia 20 de dezembro de 2019, e a segunda-feira, dia 6 de janeiro de 2020.

Nesse período, a concessionária atendeu 2.783 ocorrências, sendo 75% relacionadas a problemas mecânicos. Dos 2.101 atendimentos desse tipo, 1.475 foram panes (1.433 mecânicas), além de pneu furado e superaquecimento do motor, que representaram 18% e 6% desses atendimentos, respectivamente.

Para o Coordenador de Interação da CCR ViaSul, Cristiano Kowalski, os cuidados com o veículo também são importantes para uma viagem mais segura e tranquila.

“Infelizmente ainda atendemos uma quantidade elevada de panes, problemas no pneu, motor aquecido e até falta de combustível. O usuário precisa ter consciência de que o cuidado com o veículo também é fator fundamental na viagem e que não deve ser deixado de lado antes de pegar a estrada. São situações que podem ser evitadas com uma revisão básica das condições gerais do automóvel”, comenta.

Nesse sentido, o coordenador também destaca o trabalho das equipes no atendimento a essas ocorrências. “Em dias de muito movimento, simples paradas na rodovia podem ocasionar grandes congestionamentos. Por isso, nossas equipes se preparam, cada vez mais, para que a prestação do serviço seja feita com agilidade, minimizando o mais rápido possível o impacto no tráfego”, conclui.

Durante os feriados foram registrados 94 acidentes na Freeway, sendo 60 sem vítimas, 33 que resultaram em feridos e um óbito. As equipes de resgate da concessionária realizaram, ainda, 90 atendimentos médicos durante o período.

No trecho gaúcho da BR-101, que também recebeu movimentação acentuada em direção às praias catarinenses, principalmente, foram realizados 577 atendimentos, sendo 360 mecânicos, 22 acidentes e 21 clínicos.

Além disso, o Centro de Controle Operacional da CCR ViaSul atendeu 7,1 mil mil ligações por meio do canal de atendimento 0800 000 0290.

Os maiores movimentos na Freeway foram registrados entre a quinta-feira e o sábado que antecederam o Réveillon, quando 190 mil veículos passaram pelo pedágio de Santo Antônio da Patrulha em direção às praias, e no retorno na quarta-feira, dia 1º de janeiro e quinta-feira, dia 2 de janeiro, com movimentação de 107,6 mil veículos na praça de pedágio de Gravataí.

Para contribuir com a fluidez na rodovia nesses dias de fluxo elevado, foi novamente feita a liberação do acostamento como faixa adicional de tráfego. No total, foram 18 horas e 30 minutos de operação, sendo que o recurso foi utilizado por 9 horas na ida às praias e por 9 horas e 30 minutos no retorno dos feriados.

A fim de agilizar a passagem pelas praças de pedágio de Gravataí e Santo Antônio da Patrulha, aproximadamente 108 mil cupons foram vendidos antecipadamente nas operações de papa fila.

Mobilidade Porto Alegre

A redação do Mobilidade Porto Alegre é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Porto Alegre e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@grupopln.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.