A partir de domingo, dia 15 de setembro, todas as companhias aéreas – inclusive a Azul – irão operar no Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho, que passa a ser conhecido como Terminal de Passageiros.
Desse modo, a Trensurb recomenda que passageiros de todos os voos partindo ou chegando ao Aeroporto Salgado Filho utilizem a linha da tecnologia aeromóvel para realizar o deslocamento entre a Estação Aeroporto do metrô e o terminal aeroportuário.
A alternativa é utilizar a passarela que sai da Estação Aeroporto e vai até o antigo Terminal 2 – que passará a ser um prédio administrativo da concessionária Fraport Brasil – e completar o trajeto caminhando até o Terminal de Passageiros.
A conexão metrô-aeroporto por meio da tecnologia aeromóvel foi um projeto desenvolvido no Brasil, usando tecnologia 100% nacional, que movimentou uma cadeia produtiva envolvendo mais de 50 empresas e mil profissionais.
Os veículos suspensos, movidos a ar, permitem integração e acesso rápido e direto ao terminal aeroportuário sem custo adicional para os passageiros do metrô. O trajeto de 814 metros, com duas estações de embarque, é percorrido em 2 minutos e 35 segundos.
Além de qualificar o acesso ao aeroporto, o empreendimento buscou cumprir uma diretriz do governo federal à época, de que empresas estatais investissem em projetos de infraestrutura e inovação tecnológica, fomentando também o desenvolvimento da indústria nacional.
Ao longo do primeiro semestre de 2019, em média, 3,3 mil passageiros utilizaram a linha por dia útil.
Mobilidade Porto Alegre
Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de Porto Alegre e Região Metropolitana?
Então curta nossa página no Facebook.
Siga o @MobilidadePOA no Twitter.
O aeromóvel é uma gambiarra tecnológica.