Trincheira da Avenida Cristóvão Colombo será fechada para etapa final das obras

25
Trincheira da Cristóvão
Foto: Anselmo Cunha/Prefeitura de Porto Alegre
Publicidade

A trincheira da Avenida Cristóvão Colombo terá bloqueio de trânsito, a partir desta quinta-feira, dia 30 de abril de 2020, para execução da etapa final das obras. A passagem de veículos foi liberada temporariamente em março de 2019.

A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana explicou que a alteração deve ficar implantada por cerca de 90 dias e ocorre para serviços de acabamento, recuperação de placas de concreto no interior da passagem e instalação das barreiras de proteção new jerseys no interior da estrutura.

Os serviços estão previstos no cronograma das obras, que estão com mais de 90% de execução. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação, o impacto no trânsito neste momento em que a população cumpre medidas de contenção ao Covid-19 será menor do que em períodos de normalidade, porque o movimento de veículos na cidade está 38% mais baixo.

Publicidade

“Os serviços que ocorrem agora fazem parte do escopo das obras. Além do que será feito dentro da estrutura, para a conclusão restam a pavimentação na alça de acesso Sul-bairro, os muros de arrimo, o alargamento entre as ruas Honório Silveira Dias e Luzitana, a rede de drenagem, as calçadas no lado bairro, a implantação do piso tátil, implantação de sinalização definitiva e reparos finais”, destaca o titular da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen.

Trânsito

A Empresa Pública de Transporte e Circulação informou que, a partir desta quinta-feira também serão instalados desvios na avenida. Veja quais são eles:

O motorista que se desloca na avenida Cristóvão Colombo, no sentido Centro, deve dobrar à direita na Rua Portugal, acessar à esquerda na Rua General Couto de Magalhães e depois deve utilizar a Rua Felicíssimo de Azevedo para retornar à Avenida Cristóvão Colombo.

Já no sentido Bairro, o motorista é direcionado para a Rua Felicíssimo de Azevedo, depois Rua Marquês do Pombal, até retornar para a Avenida Cristóvão Colombo pela Rua Luzitana.

A sinaleira do cruzamento da Rua Luzitana com a Avenida Cristóvão Colombo será desligada. Além disso, três das quatro alças da Avenida Cristóvão Colombo ficam liberadas. A alça da Rua Dom Pedro II, sentido Norte, será bloqueada no acesso à Avenida Cristóvão Colombo. Agentes vão monitorar a região nos primeiros dias após as alterações.

Transporte

As linhas de ônibus 617, 617.1 e 617.2 alteram seus itinerários conforme o desvio.

A ordem de início da etapa final das obras foi assinada no dia 4 de março. Após a licitação, foi definido o consórcio Dobil e DW Engenharia para executar os cerca de 10% que faltam para a conclusão das obras. O investimento para finalizá-la é de R$ 2.480.554,99, e a estimativa de conclusão é para novembro.

Já foram executados o esgoto cloacal e pluvial, a pavimentação dos desvios, as intervenções na vegetação, as alças de acesso no lado Centro, a passagem inferior e superior, a implantação de redes de água, a iluminação pública e a sinalização viária parcial.

Confira aqui o histórico das obras.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui