Trensurb retoma circulação de trens acoplados e tabelas horárias normais

Na segunda-feira, dia 2 de março de 2020, a Trensurb vai retomar a operação de trens acoplados no horário do pico da manhã, com a circulação das composições de oito carros – cada uma delas formada por dois trens série 100 acoplados. Com isso, 26 trens serão utilizados simultaneamente.

Duas composições de oito carros circularão pela Linha 1 da Trensurb: das 6h54 às 8h19, três viagens partirão da Estação Sapucaia em direção à Estação Mercado, atendendo ao trecho e sentido mais movimentados do sistema; nesse período, também haverá uma viagem com trens acoplados no sentido inverso, da Estação Mercado até a Estação Sapucaia.

Com essa melhoria na oferta de trens, a Trensurb amplia sua capacidade de atendimento em 13% no trecho Sapucaia – Mercado, em sentido a Porto Alegre: de 16.200 para 18.360 passageiros por hora por sentido.

Essa melhoria só foi possível, de acordo com o diretor-presidente da Trensurb, David Borille, “com a reconstrução da subestação Sapucaia, ampliamos a oferta de lugares no metrô em um mesmo espaço de tempo, gerando mais conforto para os usuários que utilizam o sistema metroviário”.

Tabelas horárias normais

A Trensurb retoma sua tabela horária normal de operação nos dias úteis, dando fim à utilização das tabelas horárias de verão. Com isso, voltam a ser realizadas 271 viagens por dia útil, com a circulação de 24 trens nos horários de pico.

Durante o vigor das tabelas horárias de verão – que, de 26 de dezembro a 1º de março, buscaram adequar a oferta de serviços à demanda reduzida do período -, 264 viagens eram realizadas nos dias úteis, com 22 trens circulando em horários de pico.

As tabelas horárias em vigor podem ser conferidas clicando aqui.

Deixe um comentário