A partir deste sábado, 25 de maio de 2024, os moradores da Colônia de Pescadores Z3, em Pelotas, contarão com um serviço provisório de transporte coletivo, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Pelotas, o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas e o Exército Brasileiro. A iniciativa visa garantir a mobilidade dos residentes, especialmente após a destruição da ponte pela orla da praia, devido a uma enchente.
O serviço de transporte funcionará em quatro horários diários – dois no sentido Z3/Centro e dois no sentido Centro/Z3. O trajeto começa na Primeira Galeria, na Praça Piratinino de Almeida, de onde os ônibus seguirão até o Posto Branco na BR-116. Nesse ponto, os passageiros transferirão para um veículo do Exército Brasileiro, que os conduzirá pela Estrada da Galateia até a Colônia de Pescadores Z3. A viagem de volta seguirá o mesmo percurso.
O secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, explicou que o transporte coletivo com a participação do Exército será mantido até que as melhorias na Estrada da Galateia sejam concluídas. As obras de manutenção estão em andamento para reparar os danos causados pelas chuvas fortes e frequentes deste mês. Após a recuperação da estrada, existe a possibilidade de os ônibus realizarem todo o trajeto sem a necessidade de baldeação, e também um possível aumento dos horários de acordo com a demanda.
Horários do transporte provisório:
Sábado
- Saída Centro/Z3: 6h55 e 15h20
- Saída Z3/Centro: 7h30 e 15h
Domingo
- Saída Centro/Z3: 7h50 e 16h20
- Saída Z3/Centro: 7h30 e 15h
Segunda-feira
- Saída Centro/Z3: 6h50 e 15h
- Saída Z3/Centro: 7h30 e 15h