Transporte coletivo tem nova ampliação de oferta e regramento para escolares

Após a confirmação da volta às aulas na próxima semana, o transporte coletivo de Porto Alegre terá nova ampliação da oferta para se adequar à projeção de aumento de demanda.

Na última semana, mesmo com a volta de algumas atividades e a normalização do fluxo de veículos (98% de um dia típico), o número de passageiros teve redução de 60% em relação ao que era transportado normalmente em um dia útil.

A Prefeitura de Porto Alegre também determinou um protocolo de segurança para o transporte escolar. O cumprimento das medidas será fiscalizado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação.

É com base nos dados da Secretaria Municipal de Educação que a Empresa Pública de Transporte e Circulação vai organizar o transporte para o deslocamento dos passageiros até as escolas. Desde a segunda quinzena de março, é feita análise diária da demanda de passageiros.

As últimas ampliações de oferta já levaram em consideração o aumento necessário projetado. Para consultar as novas tabelas horárias a partir da próxima semana, acesse aqui.

Confira as mudanças:

A partir de sábado, dia 3

Linha C2: Passa a circular com ajuste na tabela horária e intervalo médio de 40 minutos entre viagens. A primeira viagem será às 7h e a última, às 20h07.

A partir de domingo, dia 4

Linha C2 Circular Praça XV: Terá intervalo médio entre viagens de 40 minutos. A primeira viagem será às 7h e última, às 20h07.

Lotações 10.6 Restinga, 10.61 – Restinga Nova e 10.62 – Restinga Velha: As linhas 10.61 e 10.62 passam a circular aos domingos e a linha 10.6 terá adequações na tabela horária. Restinga Nova terá 32 viagens: 14 do bairro ao Centro e 18 do Centro ao bairro. Restinga Velha terá 22 viagens: 10 do bairro ao Centro e 12 do Centro ao bairro.

A partir de segunda-feira, dia 5

4951 Manoel Elias – Morro Santana: Terá ampliação de uma viagem na faixa das 7h, o que resultará em redução do intervalo médio entre viagens de 12 para 10 minutos (16%) nessa faixa horária.

433 Vila Jardim: Intervalos de viagem no pico da manhã, entre 6h e 8h, passam a ser em média a cada 23 minutos.

T4: Ampliação de uma viagem no sentido Norte na faixa das 6h, o que reduzirá o intervalo médio entre viagens de 14 para 11 minutos (21%) nesse horário.

T6: Ampliação de uma viagem no sentido Sul na faixa das 7h, o que reduzirá o intervalo médio entre viagens de 8 para 7 minutos (12%).

T11: Ampliação de quatro viagens, duas por sentido, no pico da manhã (das 6h às 8h), o que diminuirá o intervalo médio entre viagens de 13 para 10 minutos (23%).

VM10 Restinga Nova Via Velha – 5 UNID – Noturna: Duas novas viagens ao dia, às 18h40 no sentido bairro ao Centro, e 19h55 no sentido Centro ao bairro.

186 Liberal: Altera a viagem das 6h33 no sentido Centro ao bairro para 6h40.

267.5 Lami até Cavalhada: A viagem das 11h40, no sentido Terminal passa para 11h10.

Lotação 40.42 Petrópolis – Irmãos Maristas: Muda o itinerário na região central. A linha passará a acessar a Praça XV de Novembro, Rua Marechal Floriano Peixoto, Rua dos Andradas e Avenida Independência, retomando o itinerário atual a partir da Rua Sarmento Leite. Será mais uma opção a quem quiser se deslocar do Centro até a Santa Casa – trecho da Praça Dom Feliciano até a Rua Sarmento Leite, com destino ao eixo da Avenida Protásio Alves e bairros Alto Petrópolis e Jardim Leopoldina. Os passageiros com embarque na Avenida Júlio de Castilhos e na Rodoviária seguirão sendo atendidos pelas linhas 40.4 Petrópolis – Sesc e 40.41 Petrópolis – Fapa.

Lotação 30.23 Partenon – Bonsucesso: Linha criada para ser mais uma opção de deslocamento até a Lomba do Pinheiro, com atendimento à comunidade de Bonsucesso pelo sistema de lotação.

Transporte escolar

Para segurança dos alunos, foram determinadas regras para o transporte escolar. A fiscalização do cumprimento das medidas é atribuição da Empresa Pública de Transporte e Circulação, que vai realizar blitze diárias nas escolas em que a volta às aulas está autorizada. Confira as regras:

  • Obrigatório o uso de máscaras desde o embarque e durante todo o período de deslocamento;
  • Limite máximo de 50% da capacidade do veículo, isolamento de assentos excedentes e proibição de troca de lugares durante o trajeto;
  • Orientação aos passageiros, para evitar aglomerações no embarque e desembarque, e adoção de medidas para garantir o distanciamento mínimo de 1 metro;
  • Disponibilização de álcool em gel 70% na entrada do veículo;
  • Colocação de cartazes sobre a necessidade de lavar as mãos com frequência, usar máscara e manter distanciamento social;
  • Higienizar com álcool líquido 70%, a cada turno, as superfícies dos veículos e os pontos de contato das mãos (bancos, pega-mãos e apoios em geral);
  • Manter a ventilação natural dentro do veículo;
  • Fica proibida a manipulação e o consumo de alimentos no interior do veículo. Será permitido apenas o consumo de água, com a recolocação da máscara imediatamente após;
  • Manter listagem atualizada com nomes, endereços e telefones de contatos de passageiros.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile