Primeiro dia de transporte coletivo apenas com motoristas é considerado positivo

O balanço do primeiro de dia de operação com pagamento feito diretamente aos motoristas no transporte coletivo foi considerado positivo pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Desde o início desta terça-feira, 15 de fevereiro de 2022, 12 linhas circularam sem cobradores em Porto Alegre. A escolha das linhas partiu de estudo, que selecionou os itinerários que tinham a menor concentração de passageiros e pagantes em dinheiro.

A mudança na rotina foi percebida pelos passageiros logo no embarque, ao se depararem com a identificação na entrada dos veículos, que solicita que o pagamento seja feito diretamente ao motorista. Na Central de Atendimento, pelo 118, não foi registrada nenhuma reclamação no dia de hoje pela retirada dos profissionais.

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  • “A EPTC, responsável pelo estudo técnico de autorização destas primeiras linhas, possui experiência necessária para conduzir este novo momento da operação do transporte coletivo. O desafio é modernizar, sem perder qualidade e oferecendo segurança aos usuários e equipes de trabalho. Seguiremos acompanhando diariamente e abertos aos ajustes necessários”, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres.

    “A operação desse primeiro dia foi muito positiva. Não houve aumento significativo no tempo de embarque e nem nas tabelas horárias”, afirma o gerente de Fiscalização de Transporte da EPTC, Luciano Souto, que acompanhou a circulação desde as primeiras horas da manhã. Isso se deve ao fato de que, a média entre as 271 linhas que circulam pela cidade, cerca de 80% dos pagamentos são realizados pelo Cartão TRI.

    Para fazer a escolha das linhas, foram priorizadas, em um primeiro momento, as que transportam menos passageiros e número reduzido de pagamento em dinheiro. É o caso da cozinheira Roselaine França Barbosa, que utiliza diariamente o transporte coletivo e faz o pagamento com o cartão. “Paguei com o TRI. Não fez diferença nenhuma não ter cobrador. Eu acho uma boa, se for baixar a passagem é importante”, relatou. Para o motorista da linha 620 Iguatemi – Vila Jardim, Claudir Balestrim, com o tempo as pessoas vão se adaptar. “É meio assustador, mas mais dois ou três dias a gente se adapta”, destacou.

    Neste primeiro momento é de extrema importância a colaboração da população. A orientação é preferir o pagamento pelo TRI e, se não puder evitar o uso de dinheiro, que facilite o troco. A EPTC destaca que mesmo quem já tem cartão, pode recarregar créditos. Quem ainda não possui, pode solicitar a primeira via, que é gratuita.

    “É um processo que já aconteceu em várias cidades do Brasil. Aqui mesmo na região metropolitana diversas linhas já não circulam com cobradores e a mudança foi tranquila, sem prejuízo ao sistema de transporte e aos usuários. Peço que os passageiros façam o cartão, pois é muito mais prático e seguro”, explica o diretor presidente da EPTC, Paulo Ramires.

    Como solicitar seu cartão TRI

    O site da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) possui todas as informações para solicitar o cartão TRI. Cada categoria tem uma forma de solicitação e perfil necessário para utilização. O vale-transporte pode ser solicitado diretamente na ATP, o Escolar nas entidades estudantis e Pessoas com Deficiência e Idosos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), na João Pessoa, 1105, das 9h às 16h.

    Mais informações pelo telefone (51) 3027-9959.

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