A gratuidade no transporte coletivo de Canoas, por meio da Tarifa Zero, está garantida até o dia 31 de dezembro deste ano. O anúncio foi feito pelo prefeito Airton Souza durante cerimônia realizada na quarta-feira (28/05), com presença do vice-prefeito Rodrigo Busato e do secretário de Mobilidade Urbana (SMMU), Thiago Moysés.
Medida garante dignidade e acesso ao transporte
Durante seu discurso, o prefeito destacou que a prorrogação da Tarifa Zero vai além de um gesto administrativo. “Nos preocupamos com quem perde uma consulta por não ter dinheiro para se locomover. O nosso sistema de saúde sofre pelo cidadão que falta uma consulta”, afirmou Airton. A continuidade da gratuidade busca garantir dignidade à população e reduzir desigualdades no acesso à mobilidade.
Tarifa Zero contribui para a economia local
O vice-prefeito Rodrigo Busato reforçou o impacto positivo da medida no comércio de bairro e na circulação das pessoas. “Quem antes não saía tanto de casa, agora movimenta o comércio local. A economia gira com mais gente nas ruas”, observou.
Desde o início da política de gratuidade, Canoas registra um crescimento de 28% no número de usuários do sistema de transporte público.
- Leia também: Porto Alegre terá rota da Latam para Buenos Aires
Renovação da frota fortalece operação
Além da prorrogação da Tarifa Zero, a Prefeitura anunciou investimentos na frota. O secretário Thiago Moyses informou que 10 ônibus seminovos serão incorporados já na próxima semana, e outros 20 devem chegar até o final de outubro. A medida visa manter o bom funcionamento da operação diante do aumento da demanda.