Na manhã desta quinta-feira, 13 de junho de 2024, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, reuniu-se com Ernani Fagundes, diretor-presidente da Trensurb, para discutir a retomada das operações das estações de metrô na capital.
Porto Alegre é servida por seis estações, das quais algumas, como Mercado e Rodoviária, estão em processo de drenagem e limpeza após terem sofrido danos. Estações como São Pedro e Rodoviária ainda enfrentam problemas na via férrea e nas subestações de energia, sem previsão de reabertura.
No entanto, as estações Farrapos, Aeroporto e Anchieta estão em melhores condições e os trabalhos de recuperação e higienização estão sendo acelerados.
Durante a reunião, foi decidido liberar o acesso e realizar a limpeza da casa de bombas da Trensurb, que ficou submersa e será transferida para a gestão do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) após recuperação. Ernani Fagundes destacou a importância do diálogo para acelerar o processo de retomada dos serviços.
Atualmente, das 23 estações que ligam Porto Alegre a cinco outras cidades, 10 estão fechadas. A Trensurb atende emergencialmente os municípios entre Canoas e Novo Hamburgo, com transporte gratuito, enquanto ônibus operados pela Metroplan transportam passageiros até Porto Alegre.
A operação regular do metrô normalmente atende 110 mil pessoas por dia, mas este número caiu para 45 mil, devido às interrupções.