Sebastião Melo busca recursos para transporte público em Brasília

132
Ônibus
Foto: Alex Rocha/PMPA
Publicidade

O prefeito Sebastião Melo embarcou na terça-feira, 22 de agosto, para Brasília a fim de reforçar a mobilização para garantir recursos ao sistema de transporte público. Nesta quarta-feira, 23 de agosto, ele integrará a comitiva da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que deve se reunir com o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, às 10h, para tratar da importância do auxílio financeiro para manter o sistema.

Mais cedo, está prevista reunião com o deputado Isnaldo Bulhões, relator no projeto de lei que cria o Plano Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (PNAMI). Em apreciação na Câmara dos Deputados, a proposta prevê custeio federal às isenções dos idosos acima de 65 anos e possibilidade de tarifa menor para os demais usuários do serviço.

Vice-presidente de mobilidade urbana da FNP, Melo defende a participação federal e dos governos estaduais como alternativa para enfrentar a crise do transporte coletivo intensificada na pandemia. A prefeitura fez um esforço para manter a tarifa de ônibus da Capital em R$ 4,80 a exemplo de 2021 e 2022. A manutenção somente foi viabilizada com aval da Câmara Municipal e aportes dos cofres municipais para subsidiar gratuidades e isenções.

Publicidade

Ranking de competitividade

Às 14h15, Melo participa do lançamento do Ranking de Competitividade dos Municípios, onde será o único prefeito de capital a falar em painel sobre os projetos implementados para melhorar o desenvolvimento econômico e social em Porto Alegre. Realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove e a Seall, o índice apresenta a realidade socioeconômica de mais de 400 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes.

O roteiro na capital federal ainda prevê reuniões com o senador Hamilton Mourão, no Senado, e com o secretário Nacional de Aviação Civil, Juliano Alcântara Noman, no Ministério de Portos e Aeroportos. O vice-prefeito Ricardo Gomes será o prefeito em exercício até a noite desta quarta, quando Melo retorna a Porto Alegre.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui