Reforma da cobertura do Terminal Triângulo está 86% concluída

Com pouco mais de cinco meses de serviços, a revitalização do telhado do Terminal Triângulo está em fase final, com 86% das obras concluídas. Até o fim desta semana, o Grupo Zaffari, responsável pela execução, estima que a plataforma principal esteja completamente coberta. As equipes contratadas trabalham, simultaneamente, na parada lateral maior.

Após o término do fechamento da estrutura principal do terminal, restarão nesta parte das obras os serviços finais e a substituição de algumas telhas de policarbonato. O Grupo Zaffari mantém a previsão de término da plataforma principal até o final de novembro e informou à Prefeitura de Porto Alegre que, se necessário depois disso, restará a finalização das paradas laterais, que tiveram os serviços impactados nos meses de setembro e outubro devido ao registro de muitos dias de chuva.

A reforma, iniciada em junho, foi viabilizada por meio de parceria da prefeitura com a empresa e tem investimento de R$ 1,620 milhão.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen, depois de cerca de quatro anos de espera da população, o projeto se encaminha para o final.

“Em maio, quando recebemos da empresa os orçamentos, tínhamos a previsão de aproximadamente oito meses de obra. As equipes do Zaffari e da secretaria conseguiram ajustar a melhor alternativa para execução com qualidade em tempo estimado de cinco meses. Estamos felizes em poder devolver para a população a estrutura do telhado revitalizada”, afirma.

Serviços

O terminal está recebendo restauração estrutural completa da cobertura. As obras envolvem limpeza, recuperação e pintura das estruturas metálicas, substituição de telhas metálicas ou remoção delas para limpeza, recuperação, pintura e posterior recolocação no lugar, e substituição das telhas em policarbonato.

Também são instalados reforços nas estruturas metálicas quando necessário. Após concluída cada etapa, a iluminação é reinstalada.

As obras estão divididas em 15 etapas, executadas de forma coordenada. O objetivo da Prefeitura de Porto Alegre tem sido causar o menor transtorno possível para quem utiliza o Terminal Triângulo. Para isso, o trabalho é feito de forma integrada e coordenada, para que cada fase seja cumprida e o fluxo de ônibus e passageiros seja liberado.

O Terminal Triângulo está localizado na Zona Norte, na Avenida Assis Brasil, próximo à bifurcação com a Avenida Baltazar de Oliveira Garcia. A área total é de aproximadamente 15 mil metros quadrados, com cobertura em 7 mil metros quadrados.

É o mais importante terminal de ônibus urbano de Porto Alegre, dada às suas dimensões, volume de passageiros e importância para a rede de transporte coletivo da Região Metropolitana.

Além da capital gaúcha, atende passageiros de Gravataí, Cachoeirinha e Alvorada. O fluxo diário é de 950 ônibus, com 41 linhas urbanas e 200 interurbanas. Cerca de 45 mil passageiros por dia utilizam a estrutura e 110 mil circulam no interior dos ônibus.

Mobilidade Porto Alegre

A redação do Mobilidade Porto Alegre é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Porto Alegre e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadeportoalegre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *