Os serviços de recuperação dos elevadores e escadas rolantes dos viadutos e terminais de ônibus de Porto Alegre, contratados em janeiro pela Prefeitura de Porto Alegre, estão com 75% de execução.
Desde janeiro, a empresa elevadores Alcer está atuando nos quatro terminais de ônibus da capital gaúcha. Dos 27 equipamentos que estavam com problema, 20 já receberam manutenção e foram recolocados em pleno funcionamento.
O contrato abrange a prestação de reparos imediatos, manutenção preventiva, corretiva e serviços eventuais do sistema de elevadores e escadas rolantes.
Os serviços executados pela empresa, com a fiscalização da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, viabilizaram a instalação de temporizadores, o que possibilitou o funcionamento automático dos elevadores das 7h às 22h, evitando assim possíveis atos de vandalismo.
Até o próximo mês, a empresa contratada finalizará a recuperação dos equipamentos que ainda não estão funcionando.
“Muitas dessas estruturas estão em funcionamento, mas já em estado precário pelo tempo de uso e desgaste. Podemos ter demanda de novas manutenções a qualquer momento. Estamos avaliando permanentemente as condições e soluções necessárias”, destaca o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen.
A secretaria já está encaminhando a renovação do contrato, que tem vigência até 5 de janeiro de 2020, para que não ocorram interrupções. “No momento, vamos mantendo o atendimento com esse contrato, mas há possibilidade de termos novas licitações para futuras benfeitorias prediais, estruturais e de segurança nos viadutos e terminais do município”, explica o secretário.
Situação atual por terminal
Terminal do Viaduto Jorge Alberto Mendes Ribeiro
Localizado no cruzamento das avenidas Carlos Gomes e Protásio Alves, o terminal possui oito escadas, das quais quatro estão funcionando, uma com previsão de reparo para julho e três em avaliação e um total de oito elevadores, todos em funcionamento.
Terminal do Viaduto Jayme Caetano Braum
Localizado no cruzamento das avenidas Carlos Gomes e Nilo Peçanha, o terminal possui quatro elevadores, todos já em funcionamento.
Terminal do Viaduto José Eduardo Utzig
Localizado no cruzamento das avenidas Dom Pedro II e Benjamin Constant, o terminal possui duas escadas rolantes, uma delas com previsão de reparação para agosto e outra é alvo de ação judicial por acidente de trânsito e não pode ser recuperada no momento, e dois elevadores com previsão de funcionamento para este mês.
Terminal Triângulo
Localizado no encontro das avenidas Assis Brasil e Baltazar de Oliveira Garcia, o terminal possui quatro elevadores, todos em funcionamento.