Um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre busca aumentar a transparência no transporte público da cidade.
Proposto pelo vereador Tiago Albrecht do partido Novo, a iniciativa visa estabelecer a Política de Transparência do Índice de Cumprimento de Viagens (ICV) do Transporte Público.
De acordo com o projeto, a Prefeitura de Porto Alegre deverá disponibilizar informações relacionadas ao Índice de Cumprimento de Viagens, obtido a partir do Sistema de Avaliação da Qualidade do Serviço de Transporte Coletivo por Ônibus.
Estes dados, que incluem índices por linha, sentido, região, lote e o índice geral, serão publicados no site oficial da Prefeitura em formato de dados abertos.
Além disso, serão disponibilizadas as informações que fundamentam o cálculo do ICV.
Esses dados serão atualizados mensalmente e estarão disponíveis até o final do mês subsequente ao período analisado.
O autor do projeto, Tiago Albrecht, destaca que a crescente integração entre o transporte público e os aplicativos de mobilidade tem permitido o acesso online aos itinerários.
No entanto, a falta de cumprimento dos horários pelas empresas de ônibus resulta em imprecisões nos aplicativos.
A proposta visa solucionar esse problema através da transparência, permitindo tanto aos cidadãos quanto aos agentes públicos o acesso à métrica ICV, facilitando a fiscalização e melhoria dos serviços de transporte coletivo.
A proposta traz à tona a importância da informação para uma mobilidade urbana mais eficiente e confiável, garantindo que os usuários do transporte público possam contar com informações precisas e atualizadas para planejar suas viagens com maior facilidade.