Projeto Cicloatividade instala paraciclos junto a estações da Trensurb

207
Paraciclos Trensurb Cicloatividade
Foto: Wellington Marques
Publicidade

Nesta semana, o projeto Cicloatividade, do Sindicato do Comércio Atacadista do Estado do Rio Grande do Sul, promoveu a colocação de 46 paraciclos – equivalentes a 92 vagas para estacionamento de bicicletas – junto a três estações da Trensurb em Porto Alegre.

Na segunda-feira, dia 27 de junho, seis paraciclos foram colocados próximos à parada de ônibus junto à Estação São Pedro e outros 16 paraciclos foram instalados junto ao acesso à Estação Farrapos e no canteiro central na intersecção das avenidas Farrapos e A. J. Renner.

No dia seguinte, 24 paraciclos foram instalados na Praça Revolução Farroupilha, junto aos acessos à Estação Mercado.

Publicidade

A iniciativa é resultado de parceria do Sindicato do Comércio Atacadista do Estado do Rio Grande do Sul com a Braskem e a Empresa Pública de Transporte e Circulação. O projeto já promoveu a instalação de cerca de 70 paraciclos em outros locais da capital gaúcha.

Os equipamentos são construídos com material plástico reciclado pós-uso. Cada paraciclo pesa 19,5 quilos, o equivalente a 4,6 mil sacos plásticos reciclados.

É importante frisar que as bicicletas estacionadas nesses paraciclos não estão cobertas por seguro e são de inteira responsabilidade dos usuários.

Integração metrô-bicicleta

Além desses paraciclos em áreas próximas das estações, a Trensurb conta com bicicletários no interior das estações Rio dos Sinos, Santo Afonso, Industrial e Fenac.

O projeto do futuro complexo de integração intermodal junto à Estação Novo Hamburgo também prevê a instalação de bicicletários. Nas dependências da Estação Sapucaia, há um bicicletário sob responsabilidade da prefeitura do município.

A Trensurb estuda ainda formas de viabilizar a colocação de paraciclos e bicicletários junto a outras estações.

Também é possível embarcar nos trens carregando bicicletas em horários de menor movimento: nos dias úteis, das 9h30 às 11h, das 14h às 16h e das 20h às 23h20; aos sábados, em todo o período das 9h30 às 23h20; nos domingos e feriados, durante todo o horário de funcionamento do metrô, das 5h às 23h20.

Bicicletas dobráveis podem ser transportadas em qualquer dia e horário, desde que embaladas em capa ou bolsa protetora.

Trensurb

Para conferir o status da operação da Trensurb, acompanhe a conta da Trensurb no Twitter ou acesse o site oficial da empresa.

Publicidade

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui