Programa Futuro Usuário recebe jovens de Vale do Sol e São Leopoldo

Durante a manhã desta terça-feira, dia 18 de junho, 44 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João Batista, do município de Vale do Sol, estiveram nas dependências da Trensurb para participar do Programa Futuro Usuário.

Por meio do programa, desde 1984 – antes mesmo do início da operação comercial do metrô, em 1985 -, a empresa recebe jovens estudantes, apresenta suas instalações e busca sensibilizá-los para o uso correto do sistema, a fim de contribuir na formação dos futuros passageiros do metrô.

Os estudantes, com idades entre 11 e 16 anos, andaram de trem no trecho entre as estações Mercado e Aeroporto, conheceram o aeromóvel e foram recepcionados na sede da empresa para saber mais sobre o funcionamento do metrô.

Gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres recebeu os alunos no auditório da empresa. Ele afirma que “o Futuro Usuário é o programa de maior tempo realizado pela Trensurb e, com certeza, uma das ações sociais mais relevantes. É através dele que os estudantes têm seu primeiro contato com a empresa e aprendem a usar o sistema metroviário com segurança”.

Depois da recepção no auditório, os estudantes conheceram o Centro de Controle Operacional do metrô e também tiveram a oportunidade de conhecer a cabine de um trem no pátio da Trensurb. A vice-diretora da escola Simone Emmel disse estar feliz com a interação dos alunos com os trens, um meio de transporte com o qual eles não tinham contato: “Eu acho que essa experiência para os nossos alunos que são do interior é bem legal, até porque eles não têm acesso a esse tipo de transporte e, pra nós, é um aula diferente que eles estão tendo”.

A aluna Sthefany Mattheis demonstrou empolgação com a visita: “Foi bem legal! Eu já tinha andado de trem uma vez, mas não tive tanta explicação como agora e eu não conhecia a parte interna e achei muito bacana a parte do Centro de Controle”.

À tarde, 35 alunos com necessidades especiais da Escola Estadual Especial Aracy de Paula Hofmann, de São Leopoldo, embarcaram no trem no Vale do Sinos com destino à sede da Trensurb, junto à Estação Aeroporto.

Com idades entre 12 e 30 anos, eles também participaram do Programa Futuro Usuário, sendo apresentados ao funcionamento da empresa no auditório da Trensurb e conhecendo o Centro de Controle Operacional.

A professora Cristina Espíndola declarou estar satisfeita com o passeio. “A experiência, para nós, está sendo muito boa”, afirmou. “Para alguns deles que nunca andaram de trem, vem sendo uma experiência única”, completou.

O estudante Felipe Backes disse estar gostando da visita. Junto dele, estava sua mãe, Lúcia Backes. “Está sendo uma experiência nova até pra gente, mas principalmente pra eles”, afirmou a mãe de Felipe Backes.

Representantes de instituições interessadas em participar do Futuro Usuário devem acessar a página do programa no site da Trensurb, ler as orientações para a realização da visita à empresa e preencher o formulário de solicitação.

A próxima atividade do programa está prevista para 18 de julho, com a participação de 13 crianças de 10 e 11 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio, do município de Rolante.

Mobilidade Porto Alegre

A redação do Mobilidade Porto Alegre é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Porto Alegre e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@grupopln.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.