Prefeitura de Porto Alegre recebe proposta para pesquisa sobre transporte coletivo

523
Pesquisa transporte
Foto: Aline Rimolo/EPTC/PMPA
Publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre realizou nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, sessão pública de abertura das propostas de preço da licitação para contratação de empresa para desenvolver a Pesquisa de Origem e Destino e Domiciliar (Edom). O consórcio que apresentou a melhor proposta, de R$ 2,8 milhões, foi o CGC, formado pela Concremat Engenharia e Tecnologia, Certare Engenharia e Consultoria e GPO Sistran Engenharia. De acordo com o edital, os licitantes poderiam propor até R$ 4,3 milhões. O resultado será publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).

“Agora, o processo licitatório entra na fase de recursos e contrarrazões. Passando este período, caso não haja contestação, a licitação será homologada e começa a correr prazo para assinatura do contrato e início dos serviços. Será um grande avanço na mobilidade urbana a realização deste estudo feita por especialistas no tema”, destaca o secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa. 

A partir da ordem de início, o consórcio terá 12 meses para a conclusão da pesquisa. A empresa contratada deverá fazer planejamento, tabulação, aferição das matrizes de viagens dos dados coletados nas entrevistas e pesquisas complementares, se necessárias, para que haja a compreensão de como a população se desloca na capital.

Publicidade

“A pesquisa será muito importante para que possamos avançar na qualificação da mobilidade urbana da Capital. A partir dos dados que forem apresentados, conseguiremos entender a utilização dos modais e estruturar políticas efetivas para melhorar o transporte público”, ressalta o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

Concorrência

Os dois consórcios que apresentaram propostas já estavam habilitados anteriormente. Por se tratar de uma concorrência, modalidade de licitação no qual os interessados entregam a documentação exigida e, sendo habilitados, são aprovados para a próxima fase, quando as propostas de cada um são analisadas. Neste caso, vence aquele que apresentar a proposta de menor valor.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui