Prefeitura de Porto Alegre qualifica serviço de consulta dos horários do transporte coletivo

160
ônibus
Publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), está qualificando o serviço de consulta das linhas de ônibus. Três aplicativos já foram disponibilizados para os usuários do transporte coletivo e um quarto estará funcionando nos próximos dias. Também houve melhorias no site das tabelas horárias. Os serviços de consulta estão disponíveis no site linhas.eptc.com.br e nos aplicativos 156, Cittamobi e Moovit, além de informações diretamente nos abrigos de ônibus.

“O incremento dos aplicativos e consulta pelo site fazem parte do pacote de melhorias do programa Mais Transporte que ajudam a qualificar o serviço para os usuários”, destaca o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Junior.

Em julho deste ano foram assinados convênios diretos com os aplicativos Cittamobi e Moovit disponíveis para sistemas Android e iOS. Além desses dois aplicativos, recentemente o mesmo convênio foi realizado com o aplicativo Lá Vem o Ônibus, somente para o sistema Android. O aplicativo passará pelas integrações de dados do GPS dos ônibus efetivadas pela Gerência de Desenvolvimento e Inovação da EPTC e estará disponível em breve.

Publicidade

“É importante que os usuários utilizem essas ferramentas, pois ajudam na comunicação instantânea e viabilizam a continuação de um serviço personalizado”, comenta o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.

Os aplicativos oferecem soluções práticas para como chegar até o destino, apresentando todas as opções disponíveis de trajetos que podem ser realizados. Os convênios foram fechados com contrapartidas à cidade. Ao receber acesso ao GPS do ônibus, os parceiros retornam com entregas como relatórios de uso e feedback dos usuários, pesquisa de satisfação e melhoria da informação não só nos seus aplicativos mas também nas paradas, sobre as próximas chegadas e linhas atendidas.

Informação nos abrigos

Além de fazer a consulta no site e no celular, os usuários podem ainda verificar os horários direto nos abrigos de ônibus, mediante duas formas. As novas estruturas instaladas pela Eletromidia em parceria público-privada têm painéis de próxima chegada. Atualmente há 12 pontos instalados funcionando em modo de teste. Dos 1.507 pontos previstos na concessão, 185 terão o sistema. Também estão sendo colocadas em todas as paradas QR Codes que levam direto a um dos aplicativos informando as linhas que passam nas paradas e os horários de chegada dos ônibus.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui