Prefeitura de Porto Alegre firma parceria por trânsito seguro em torno de escolas

A Prefeitura de Porto Alegre firmou, nesta sexta-feira, dia 8 de novembro, parceria entre a gestão municipal, a Fundação Thiago Gonzaga e o Internacional Road Assessment Programe para avaliar e qualificar a segurança viária no entorno de cinco escolas, entre elas a Escola Estadual de Ensino Fundamental Mané Garrincha, na Avenida Érico Veríssimo, onde foi realizado o ato.

O projeto-piloto, que será desenvolvido em conjunto entre os parceiros, utiliza o aplicativo Star Rating For Schools. Pela cidade de Porto Alegre, participa a Empresa Pública de Transporte e Circulação.

As atividades na capital gaúcha estão previstas para o início do ano letivo de 2020. Um grupo será treinado para usar o aplicativo e fazer a avaliação do espaço. Além da classificação do nível de segurança por número de estrelas, fornecida pelo aplicativo, estudantes, pais e educadores vão receber orientações sobre a segurança viária.

Porto Alegre é a primeira cidade do país a desenvolver um projeto com a ferramenta, já testada em 30 países e com lançamento previsto para fevereiro, durante a 3ª Conferência Global Ministerial, na Suécia.

O diretor regional das Américas da Internacional Road Assessment Programe, Julio Urzua, diz que esse tipo de projeto precisa de apoio político para ser realizado e que o objetivo da instituição é salvar vidas e reduzir acidentes de trânsito.

“A segurança viária depende de três fatores: primeiro, o comportamento das pessoas é muito importante, e por isso estamos numa escola; segundo, o estado de conservação dos veículos; e terceiro, a infraestrutura, que não depende do cidadão, mas das autoridades”, afirma.

O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen, acrescenta que o projeto vai trazer transformações para a cidade. “Tudo isso, no final, vai gerar um planejamento para que a gente possa fazer novos investimentos e melhorar cada vez mais o trânsito e a educação nas ruas.”

Levantamento

Conforme dados da Coordenação e Indicadores de Engenharia de Tráfego da Empresa Pública de Transporte e Circulação, de janeiro até outubro deste ano, dos acidentes envolvendo crianças e adolescentes até 17 anos, 40% foram atropelamentos.

O secretário Extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, agradeceu a oportunidade da participação de Porto Alegre no projeto e ressaltou a importância da iniciativa e da metodologia. Agradeceu também às professoras e à escola, que se engajaram para melhorar a segurança viária.

“Os dados e estatísticas são importantes para que se possa ter ações pontuais para resolver o problema, e não fazer campanha com o foco errado, sem o conhecimento necessário”, afirma.

O presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Régis Gonzaga, comemora. “Hoje, vivemos um dia de glória, por estar dentro de um colégio, por saber que só a educação transforma de verdade. Sempre digo que um país avança e evolui pela educação”, enfatiza.

Clóvis Rodrigues, padrinho do projeto a convite da Fundação, é pai de Mariana, que faleceu após um atropelamento saindo da escola, no bairro Sarandi. Ele fez um desabafo aos estudantes e autoridades presentes. “A Mariana teve os sonhos interrompidos por um crime de trânsito. Espero que esse projeto se espalhe para muitas instituições de ensino.”

Estiveram presentes também o diretor-geral adjunto do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul, Marcelo Soletti, representando o diretor-geral, Ênio Bacci; Carla Badraco, chefe da Divisão de Educação do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul; a delegada Débora Dias, diretora de Relações Institucionais da Polícia Civil, que representou a deputada estadual Franciane Bayer, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro; o diretor técnico da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Marcelo Hansen, e a diretora financeira da empresa, Milene Hartmann.

Mobilidade Porto Alegre

A redação do Mobilidade Porto Alegre é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Porto Alegre e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadeportoalegre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *