Prefeitura de Porto Alegre apresenta sistema inédito para qualificar trânsito

A Prefeitura de Porto Alegre apresentou, nesta terça-feira, dia 15 de outubro, a ferramenta Dashboard, desenvolvida pela empresa 99 em conjunto com Empresa Pública de Transporte e Circulação, que fornece informações, em tempo real, sobre a situação do trânsito nas ruas.

O mapa de fluidez informa a velocidade média das vias e o desempenho dos semáforos. Até o fim do ano, uma equipe da DiDi Chuxing, uma das maiores empresas de mobilidade urbana do mundo, que adquiriu a 99, visita Porto Alegre para desenvolver um sistema de gestão inteligente de trânsito feito exclusivamente para a cidade, baseado nos dados da Prefeitura de Porto Alegre e da 99.

Será a única cidade do país a contar com esse sistema de inteligência artificial que fornece sugestões on-line de alterações de tempos das sinaleiras.

Hoje, 95% dos semáforos da capital gaúcha podem ser alterados remotamente da Central de Monitoramento da Empresa Pública de Transporte e Circulação. Unir essa possibilidade com a ferramenta possibilitará tomadas de decisões mais eficientes.

“Teremos, em tempo real, instrumentos para minimizar os impactos dos congestionamentos e o principal: otimizar o tempo dos semáforos conforme a demanda daquele momento”, resume o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Fábio Berwanger Juliano. Porto Alegre será a única cidade no mundo, fora da China, a receber a ferramenta.

“Para a cidade significa intervenções mais assertivas dos agentes para verificar problemas na fluidez. Além disso, a ferramenta também vai fornecer um histórico on-line para comparar medidas implantadas, como as faixas exclusivas, por exemplo”, explica o gerente de Inovação da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Augusto Langer.

“Porto Alegre foi uma cidade que se mostrou aberta, tem uma dose de vontade e capacidade institucional para receber a inovação, então firmamos um acordo de cooperação técnica em 2018 que possibilitou o desenvolvimento dessa ferramenta”, destaca o gerente de Políticas Públicas da 99, Miguel Jacob.

O Mapa de Fluidez apresentado pela 99 atende ao chamamento público da Empresa Pública de Transporte e Circulação de fevereiro de 2017 cujo objetivo foi testar sistemas que permitam a visualização precisa dos deslocamentos dos veículos na cidade.

Em março de 2018 a 99 entregou o primeiro conjunto de dados, que fornecia informações sobre os locais com mais altos índices de embarque e desembarque de passageiros durante as madrugadas, para nortear ações de educação no trânsito.

Mais tecnologia

A Prefeitura de Porto Alegre apresentou, em setembro deste ano, parceria para utilizar o aplicativo Waze for Cities para informar sobre alterações no trânsito. Além disso, a ferramenta passou a disponibilizar às autoridades gestoras de trânsito e a socorristas informações de apoio ao planejamento, como a velocidade média das vias e as ocorrências que são reportadas no aplicativo pelos usuários.

Mobilidade Porto Alegre

A redação do Mobilidade Porto Alegre é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Porto Alegre e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@grupopln.com.br

One thought on “Prefeitura de Porto Alegre apresenta sistema inédito para qualificar trânsito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.