Prefeitura de Lajeado apresenta novos ônibus para o transporte coletivo da cidade

296
Lajeado Novos
Foto: Pietra Darde
Publicidade

A Prefeitura de Lajeado apresentou, nesta quarta-feira, dia 20 de maio de 2020, os novos ônibus que integrarão a frota destinada a realizar o transporte coletivo da cidade. Os quatro veículos da empresa Expresso Azul, vencedora da licitação, começam a circular no dia 22 de junho, e o valor da passagem será reduzido dos atuais R$ 4,15 para R$ 3,93.

Entre as características visuais dos veículos, destaca-se a cor branca sólida, com uma faixa azul celeste nas laterais, onde constará o brasão da cidade e os dizeres “Cidade de Lajeado”. A nova identidade visual é obrigatória nos carros novos, e a empresa tem até o final do ano para adotar o novo visual em toda a frota que estará em operação.

“Estamos muito felizes de apresentar esta grande melhoria para a nossa comunidade. Acreditamos que será um salto de qualidade no transporte público municipal, com uma frota mais nova, mais confortável e, o mais importante de tudo, com uma passagem mais barata. Também ficamos satisfeitos por conseguir, depois de décadas, concluir esta licitação e ter um contrato, o que nos permitirá ter garantias e exigências em relação à concessionária do serviço”, explicou o prefeito Marcelo Caumo.

Publicidade

Segundo o diretor da empresa Expresso Azul, Pedro Guarnieri, a frota que passará a realizar o transporte coletivo de passageiros em Lajeado será composta por 34 ônibus da empresa. Destes, 9 ônibus serão novos, o que contribuiu para a média de idade dos veículos ser de 5 anos e 11 meses, enquanto o contrato exigia uma frota com no máximo 8 anos de idade média.

Lajeado Mobilidade
Foto: Rafael Scheeren Grün
Lajeado Ônibus
Foto: Pietra Darde

Ou seja, a empresa está disponibilizando uma frota mais nova do que a exigida em contrato. Além disso, todos veículos têm acessibilidade, conforme o ano de fabricação, sendo que 24 têm elevador (maior que a exigência mínima que era de 30% da frota).

Outra melhoria significativa é que 14 ônibus possuem ar-condicionado (sendo que a exigência mínima era de 15% da frota). Na medida em que os veículos vão sendo trocados, durante a vigência do contrato, devem ser substituídos por veículos com acessibilidade e com ar-condicionado.

A partir do dia 22 de junho, a empresa começa a operar nas mesmas linhas e horários que anteriormente eram realizados pelas antigas empresas. A maior mudança é uma linha especial circular que vai ligar a UPA ao Centro, que não existia até agora.

Ao longo do primeiro ano, a administração fará pesquisas nestes itinerários para qualificação e ajustes de rotas e horários. Mais à frente, haverá a implantação da tecnologia de bilhetagem eletrônica, com validadores nos veículos e demais equipamentos de apoio, visando permitir o pagamento da tarifa e o controle de acesso do passageiro por meio de cartão inteligente dos passageiros.

Lajeado Coletivo
Foto: Rafael Scheeren Grün
Lajeado Catraca
Foto: Rafael Scheeren Grün
Horários durante a pandemia

Quanto aos horários da nova empresa em razão da pandemia do coronavírus, até 22 de junho será avaliado e comunicado à comunidade como será a operação enquanto houver restrições e dependendo da bandeira da região de Lajeado segundo o Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Vale-transporte

O processo de validação dos antigos vales-transporte e a substituição por novos será definida nos próximos dias e informado à comunidade. Importante ressaltar que haverá um prazo para a troca dos antigos pelos novos para que os usuários não sejam prejudicados no período de transição entre as empresas.

Saiba mais

A empresa Expresso Azul terá a concessão do serviço de transporte coletivo de Lajeado pelo período de dez anos, podendo ter o contrato renovado por mais 10 anos.

Até hoje, nunca tinha havido licitação para o transporte coletivo em Lajeado. O transporte público vinha sendo operado por meio de contratos emergenciais.

As tentativas anteriores de processo licitatório não foram concluídas: um edital lançado de 2007 e outro em 2013 foram questionados na Justiça e acabaram anulados.

Publicidade

1 COMENTÁRIO

  1. PQP! Que pintura VAZIA! O prefixo lá atrás e em tamanho pequeno e este maldito brasão de prefeitura que não serve para NADA.
    Um monte de cidades pequenas como LAJEADO estão copiando os péssimos exemplos vindos de várias capitais com estas malditas pinturas padrão. E tudo para fazer propaganda da cidade e consequentemente da prefeitura.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui