Prefeito e secretários recebem equipe de empresa que irá estudar o transporte coletivo em Rio Grande visando nova licitação

235
rio grande transporte
Publicidade

O prefeito Fábio Branco e o secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Anderson Castro, estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (10/10), com representantes do Grupo Maciel Consultoria, empresa contratada pelo município para a realização de pesquisas e estudos que servirão de base para uma nova licitação para o transporte coletivo no futuro. A agenda ocorreu na Sala de Reuniões da Prefeitura.

Na oportunidade, a diretora de projetos, Roberta Santayana, e a advogada Daniele Bordignon puderam dialogar com os gestores sobre os aspectos mais importantes do serviço, cronograma de execução e as principais características locais da comunidade, do sistema de transporte e da disposição da cidade. O encontro também teve a presença dos secretários do Gabinete de Programas e Projetos Especiais, Gilberto Arabidian, e da Coordenação, Planejamento, Habitação e Regularização Fundiária, Rúbia Mara.

“Vamos fazer um trabalho bem profundo porque a gente precisa desenhar o projeto operacional da viabilidade urbana, ou seja, revisar como ele está funcionando hoje, fazer um projeto econômico e financeiro para uma futura concessão. Com base nisso, vamos eleger o melhor modelo de concessão e deixar tudo pronto para a licitação”, explicou Roberta Santayana.

Publicidade

De acordo com secretário Castro, é esse trabalho que servirá como base para a formatação da licitação do setor, prevista para o ano que vem, aliada a uma pesquisa que será aplicada junto à comunidade. “A empresa vai entregar todos os estudos da pesquisa de origem e destino, de todo o sistema do transporte coletivo do município, e o produto final dela é o Termo de Referência, que vai dar a linha que a gente vai adotar no edital de licitação para a área. Então vamos receber um produto final que eles vão estudar, fazer todos cruzamento de dados, analisar linha por linha e o sistema como um todo”, afirma.

Após o encontro, as representantes da empresa, acompanhadas pelo secretário Castro e por equipes da secretaria, farão roteiro para visitar diferentes pontos da cidade. O objetivo é conhecer as particularidades de Rio Grande, sua posição geográfica e a realidade de diferentes aspectos que hoje influenciam na qualidade do transporte na cidade.

De forma paralela, uma segunda empresa também irá estudar todo o sistema de Rio Grande, contratada por meio de uma parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). “A contratação feita pela AFD não teve custos ao município. Então vamos ter duas propostas de transporte público para estudar, para procurarmos o melhor para a nossa população”, acrescenta Castro.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui