Prefeitura de Porto Alegre apresenta programa Mais Transporte em reunião do Comtu

408
Foto: César Lopes/PMPA
Publicidade

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, apresentou nesta quarta-feira, 26 de abril de 2022, durante reunião virtual, o programa de reestruturação Mais Transporte para os integrantes do Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu). Nas próximas semanas os técnicos da Mobilidade e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) farão um detalhamento mais técnico ao conselho.

Castro explicou sobre a mudança de cálculo promovida pela gestão de diferença tarifária para custo por quilômetro rodado (CKM) e também do incremento que será feito no atendimento que será ampliado em 20%. “Com o novo modelo, que permitiu a manutenção da tarifa em R$ 4,80, o valor de subsídio projetado deverá ser 11% do custo da operação”, destaca.

O secretário falou também sobre o histórico do número de passageiros e dos aportes que o poder público vem fazendo ao sistema desde 2020. “Esse é o primeiro passo para o retorno do atendimento, que foi gravemente afetado nos últimos dois anos pela pandemia”, salientou.

Publicidade

Até maio estarão circulando mais 19 linhas e 109 ônibus, que correspondem a 2.163 viagens por dia e mais 52,6 mil quilômetros rodados por dia, alcançando um atendimento de aproximadamente 70% em relação à 2019.

Comtu

O Conselho trata dos assuntos relativos ao transporte público de Porto Alegre, dos quatro modais: ônibus, táxis, lotação e transporte escolar. Ele é constituído por 21 membros, representando órgãos municipais, estaduais, sindicatos ligados ao transporte e entidades ,sob a coordenação de Jaires da Silva Maciel.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui