Porto Alegre conta com 161 novos abrigos de ônibus instalados

236
Pontos em Porto
Foto: Alex Rocha/PMPA
Publicidade

Porto Alegre já dispõe de 161 novos abrigos de ônibus, resultados de uma parceria público-privada entre a Prefeitura e a concessionária Eletromidia. Do total dos equipamentos instalados, 138 deles são do tipo A, que possui quatro assentos, e 23 do tipo B com três assentos disponíveis. Os dois modelos preveem piso podotátil, espaço para cadeirantes, iluminação artificial, três tomadas USB, proteção para vento e chuva e informações das linhas.

Do total instalado, 50 são abrigos são sustentáveis e têm painel fotovoltaico. A concessionária também é responsável pela manutenção dos equipamentos – no mês de janeiro, realizou 1.089 atendimentos relativos a atos de vandalismo, limpezas e manutenções.

“Essa parceria nos ajuda a qualificar pontos importantes de embarque e desembarque de passageiros e se soma a outros esforços que estamos fazendo no Programa Mais Transporte, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Publicidade

Além dos abrigos, foram colocados 115 painéis publicitários, forma de remuneração do contrato para o parceiro privado. Antes da instalação desses painéis, os projetos passam por análise na Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). 

De acordo com o regramento previsto no edital, é permitida a instalação até 40 metros do local do equipamento. O abrigo e o Mobiliário Urbano para Informação (Mupi) devem respeitar a NBR 9050 de acessibilidade do Contran em questões relativas a obstrução de sinalização viária, e demais decretos municipais relativos as distância das esquinas, entre outros quesitos com o foco na mobilidade ativa.

“Recebemos o croqui e fazemos uma análise de todos os requisitos legais pertinentes. Em muitos casos, verificamos a situação diretamente no local e, sempre que necessário, solicitamos à concessionária a modificação do local para melhor atender os pedestres”, afirma o fiscal do contrato, o engenheiro Guilherme Bender Cunha Mattos.

“Com essa concessão, queremos oferecer o melhor serviço para a população, levando soluções que agregam conveniência e informação ao dia a dia para as pessoas que circulam pelas ruas”, completa José Carlos Angelucci, diretor de Relações Governamentais da Eletromidia.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui