Canoas discute o Plano de Mobilidade Urbana do município

323
Foto: Divulgação/Secretaria de Transportes e Mobilidade
Publicidade

Canoas trabalha para ser uma cidade sustentável e moderna, aliando desenvolvimento econômico e social à inclusão, sustentabilidade e a iniciativas inteligentes. Para isso, nesta quinta-feira (24/02), aconteceu a terceira e última reunião preparatória da Comissão de Mobilidade que está discutindo o Plano de Mobilidade Urbana. A partir de agora, a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, em parceria com a empresa de consultoria contratada, vai finalizar um documento para ser apresentado na reunião do Conselho da Cidade, o Conselhão, no dia 9 de março. Além disso, a minuta será apresentada ao Conselho de Transportes e, após, será encaminhada para a Câmara de Vereadores.

Com a missão de debater e estruturar, a Comissão de Mobilidade foi formada no Conselho da Cidade no dia 1º de dezembro de 2021. Em Canoas, foi contratada uma consultoria para ajudar na elaboração do plano de mobilidade, onde foram realizadas diversas pesquisas para que pudessem ser propostas as diretrizes para qualificar a mobilidade de todo o município.

Ações e investimentos

O Plano de Mobilidade Urbana é um instrumento de planejamento de ações de curto, médio e longo prazo. O objetivo principal é orientar para que as ações e investimentos estejam de acordo com a visão da cidade. É um plano setorial, que se soma ao Plano Diretor como uma ferramenta de planejamento municipal.

Publicidade

A Lei Federal 12.587, que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, exige que municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem os seus planos de mobilidade, sendo que o prazo final para sua aprovação é em abril de 2022.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui