Rodovia fundamental para a Região Metropolitana de Porto Alegre, a RS-118 está com 85% de sua duplicação concluída. A finalização das obras, que englobam 21,5 quilômetros da rodovia, está dividida em três lotes em constante avanço de execução.
“Quem passa pela RS-118 percebe nitidamente a velocidade dos serviços nesses últimos meses e o quanto o cenário mudou”, afirma o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.
“É um conjunto de obras importantíssimo, que vai interligar a BR-116 e a Freeway e, assim, impulsionar o desenvolvimento econômico de municípios da Grande Porto Alegre, como Sapucaia do Sul, Esteio, Cachoeirinha e Gravataí.”
Retomada em junho do ano passado, esta última fase das obras conta com investimento de R$ 131 milhões oriundos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
“Do quilômetro zero ao quilômetro cinco, temos execução de 75%; do cinco ao 11, temos um avanço de 92%; e do 11 ao 21, as obras estão 86% concluídas”, detalha o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, Luciano Faustino.
“Pela configuração da rodovia, a duplicação vai promover maior fluidez no trânsito e diminuir o tempo de deslocamento de insumos, produtos e pessoas”, acrescenta.
Com a duplicação, o trânsito local passa a se concentrar nas vias laterais dos dois lados da estrada, enquanto o fluxo mais rápido se concentra nas vias centrais. “Além disso, todas as intersecções são controladas. Os retornos estão posicionados para dar mais fluidez e segurança tanto para o trânsito de longo curso como para as vias de acesso às cidades”, aponta o diretor do Daer.
Entre as próximas etapas da duplicação a serem entregues, as mais avançadas estão em Sapucaia do Sul: são o viaduto sobre a Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, entre o quilômetro 3,2 e o quilômetro 3,4; e as pontes sobre o arroio Sapucaia.
A conclusão de todo o trecho duplicado da RS-118 está prevista para dezembro deste ano. “Com a garantia do recurso financeiro e a priorização estabelecida pelo governador Eduardo Leite, podemos afirmar que falta pouco para que essa obra seja finalmente entregue à população”, disse o secretário Juvir Costella.